Servidoras de Londrina participam de concurso sobre Educação Empreendedora
Organizado pelo Sebrae, o concurso é uma forma de reconhecimento aos trabalhos realizados pelas profissionais paranaenses em prol do Programa Nacional de Educação

Cinco servidoras públicas da Secretaria Municipal de Educação de Londrina vão participar, nesta terça-feira (2), às 15 horas, em Curitiba, da etapa estadual do concurso referente ao Programa Nacional de Educação Empreendedora, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Elas estão concorrendo com outros professores e representantes das secretarias municipais de várias cidades paranaenses.
O objetivo do concurso é parabenizar e reconhecer o trabalho que vem sendo realizado pelas professoras e técnicas da rede municipal de ensino, em prol da ruptura do modelo prático-pedagógico focado na transmissão estática e na falta de estímulo a reflexões ou à aplicação dos saberes para ações transformadoras.
Para isso, foram convidadas as professoras Loana Rodrigues de Castro, da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi; Vanessa Aline Dalto, da Escola Municipal Edmundo Odebrecht (zona rural); Amália Gracielle Vieira, da Escola Mari Carrera Bueno (Caic Zona Oeste); Francielle Zambon, da Escola Municipal Norman Prochet e a profissional do apoio pedagógico da SME, Carla Cordeiro. Elas viajarão nesta segunda-feira (1º), à noite, para Curitiba, com todas as despesas pagas pelo SEBRAE.

Essas profissionais vêm desenvolvendo diversos trabalhos escolares e na Secretaria Municipal de Educação referentes ao Programa Educação Empreendedora. Além de estimular o estudante a pensar de forma diferente, perante aos dilemas e desafios sociais, elas buscam capacitá-los para aliar a teoria e a prática, no dia a dia, dentro do Programa Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Caso sejam premiadas, as professoras e a profissional do apoio pedagógico vão concorrer com outros representantes dos demais estados brasileiros, na etapa nacional.
O concurso foi dividido entre as fases do Ensino Fundamental I e II e Ensino Superior. As servidoras da Prefeitura de Londrina concorrem no segmento do Ensino Fundamental I. O Programa Nacional de Educação Empreendedora teve início em 2013, pensando na promoção e disseminação da educação empreendedora por meio da inclusão de conteúdos de empreendedorismo nos currículos escolares, abrangendo diferentes níveis da educação, como a básica, profissional e superior.
Sobre o JEEP – Este ano, o JEEP está em sua oitava edição, em que mais de 300 alunos estão desenvolvendo várias atividades diferenciadas. Com a ajuda das professoras, eles aprendem, de forma gradativa, conceitos importantes para o desenvolvimento pessoal, como o espírito de coletividade, comportamentos e habilidades empreendedoras e autoconhecimento.
Para isso, o SEBRAE distribui material didático com ilustrações coloridas e muita informação para os professores aplicarem em sala com os alunos. Com essas atividades, as crianças ficam ansiosas para apresentar aos pais o que elas fizeram durante o ano. Os alunos do primeiro ano desenvolvem ações voltadas ao “mundo das ervas aromáticas”, em que aprendem a cultivar ervas individualmente. Os estudantes do sexto ano aprendem mais sobre os “Temperos Naturais”.
Já os alunos dos terceiros anos trabalham em cima da temática “Oficina de brinquedos ecológicos”. Os educandos do quarto ano têm acesso às informações sobre “Locadora de produtos”. Aqueles que estão nos quintos anos aprendem sobre “Sabores de Cores”. Ao final, todos participam de uma feira que coloca em prática os ensinamentos diferenciados obtidos durante todo ano.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Carla Cordeiro, pelo 3375-0113.