Cidade

Uso da internet visa agilizar serviços públicos

Novos serviços foram disponibiizados, como o guia de serviços da prefeitura; em breve a população poderá consultar, o andamento dos processos de erradicação de árvores
Sônia Lenira
n.com@sercomtel.com.br
39241f76184a1752b587a1583aea1d1dCom o objetivo de agilizar o serviço público, a administração municipal disponibiliza na página da prefeitura, serviços que facilitam a vida do cidadão eliminando a necessidade dele ir ao prédio da prefeitura. Só na área tributária, a população possui 12 serviços disponíveis no site do município. Entre eles está a segunda via do Imposto Sobre Serviço (ISS), negativa do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), além da negativa de ISS e a situação cadastral de ISS. A página da prefeitura de Londrina pode ser acessada no endereço www.londrina.pr.gov.br.
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, da Secretaria Municipal de Planejamento, Edvaldo de Alcântara Oliveira, no mês de junho foi disponibilizado o guia de serviços da prefeitura. Nele o contribuinte tem um mecanismo de busca de todos os serviços prestados pela prefeitura. Também em junho, foi disponibilizado o cadastro de inscrição para os estudantes interessados em participar, como voluntários, nas Olímpiadas Escolares 2009.
Oliveira disse que ainda neste mês, as pessoas poderão consultar na internet, o andamento dos processos de erradicação de árvores externas. De acordo com o Decreto nº 416 de 21 de maio de 2009, a população terá 10 dias para encaminhar recursos à Sema em relação às solicitações de erradicação externa. Também em atendimento ao decreto, a listagem de prestadores de serviço de corte, previamente cadastrados na Sema, estará disponível no site. Além disso, está sendo desenvolvido para acesso via internet, o sistema de solicitação de serviços de plantio de novas mudas e tratamento de cupim, sem a necessidade do solicitante se deslocar à Sema ou à Prefeitura.
Para o Núcleo de Comunicação, será implementado no site, também neste mês, funcionalidade para que os veículos de comunicação tenham acesso rápido às fotos produzidas pelo setor.
Outro serviço a ser implantado no site até o final do mês de agosto, é a Agência Virtual do Sine-Londrina, gerenciado pela Agência do Trabalhador de Londrina, do Sistema Nacional do Emprego (Sine). Nesse sistema poderá ser feito cadastro de empregado, cadastro de empregador e cadastro de vagas pelos empregadores. As vagas, inclusive para pessoas com deficiência (PCD), ficarão disponíveis para consulta da população, facilitando a busca por uma colocação no mercado de trabalho.
Oliveira enfatizou que a informática é uma ferramenta excepcional para a aproximação entre a administração pública e o cidadão. “Além de desburocratizar e agilizar o serviço público, a internet permite maior transparência”, afirmou.
O diretor destacou que a atual administração deseja empregar fortemente a tecnologia da informação como ferramenta para uma boa gestão dos serviços públicos do município. “Nós estamos num processo de mudança do site, buscando ampliar e melhorar os serviços oferecidos à população, assim como melhorar a qualidade das informações e a agilidade do próprio site.”
Atendendo a um pedido do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, as secretarias e autarquias indicaram servidores que vão trabalhar na atualização de conteúdo do site, nas respostas do Fale Com o Prefeito e no aperfeiçoamento das páginas do site.  O Núcleo de Comunicação da Prefeitura, juntamente com a Secretaria de Planejamento, está organizando uma oficina de sensibilização para a importância da internet no serviço público, que deverá ser realizada, no máximo, em agosto.
(Londrina, 8 de julho de 2009)
Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos