Programação artística de rua do FML começa com desfile
A Banda Municipal Manoel Florêncio vai invadir o Calçadão, neste sábado (11); repertório variado vai de Mozar a Almir Sater
Alea Comunicação
alea@sercomtel.com.br
Um desfile festivo marca o início da programação artística de rua do 29º Festival de Música de Londrina(FML). Diretamente de Corumbá, MS, a Banda Municipal Manoel Florêncio vai invadir o Calçadão, neste sábado (11). Sob a regência do Maestro José Carlos de Oliveira, 32 músicos do conjunto apresentam um repertório bastante variado, que passeia de Mozart a Almir Sater. “É a primeira vez que nos apresentamos em Londrina, e é uma emoção muito grande participar de um evento deste porte”, explica o produtor da banda e professor Roberto de Oliveira.
Fundada em janeiro de 1960, a Banda leva o nome do flautista e professor de música Manoel Florêncio, que dedicou a vida através da arte à formação musical dos sul matogrossenses. Mantida pela prefeitura de Corumbá, a Banda Municipal Manoel Florêncio conta atualmente com 48 componentes, a partir dos onze anos de idade. Em 1963, foi criada a Escola de Música Manoel Florêncio, um projeto social que atende, em média, 320 alunos com aulas de teoria e prática musical. Os alunos têm aulas de flauta doce, clarineta, saxofone, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, violão e acordeon.
Em 2010, a Banda completará 50 anos de fundação e vai festejar a data com várias apresentações pelo país. O maestro José Carlos de Oliveira está à frente da Banda Manoel Florêncio desde 1998. Iniciou seus estudos musicais na FUNABEM, no Rio de Janeiro, quando era interno daquela Instituição. Serviu por dezenove anos na Marinha do Brasil, como trompista em várias Bandas de Música, inclusive da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais. Como militar, participou de vários cursos técnicos de aperfeiçoamento musical. No campo da regência tem capacitação em diversos cursos e em especial o oferecido pela FUNARTE.
Serviço:
Dia 11 de julho – sábado
10h30 – Calçadão
Saída: Teatro Ouro Verde
Chegada: Em frente ao Banco do Brasil
(Londrina, 10 de julho de 2009)