Mapeamento do Analfabetismo recebe formulários
Cerca de 20 mil questionários foram entregues à Secretaria Municipal de Educação

Nesta semana, começaram a ser entregues à Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) os formulários preenchidos pela comunidade sobre o analfabetismo em Londrina. Até o momento, aproximadamente 70 unidades escolares fizeram a devolutiva, o que chega a um quantitativo de cerca de 20 mil questionários entregues à Secretaria Municipal de Educação.
Ao todo, em Londrina, foram enviados aproximadamente 43 mil formulários. Por meio das respostas contidas nos materiais, a Educação espera conseguir mensurar o número de pessoas que não finalizaram os estudos até o 5º ano e, dessa maneira, entrar em contato com estes cidadãos e ofertar a eles o término dos estudos. A intenção é reduzir, cada vez mais, o índice de analfabetismo na cidade.
Para isso, no questionário enviado, por meio dos alunos, os pais e familiares precisaram responder o nome, idade, se estudou ou não, até que série estudou, se teria vontade de voltar a aprender e, caso não teria, por qual motivo isso acontece. Assim, segundo a coordenadora da EJA do Município, Dilceia Cardoso de Lima, será possível realizar a busca ativa das pessoas que não completaram os estudos.
“Estamos na fase de tabulação dos dados e esperamos que as demais unidades escolares que ainda não entregaram os questionários façam isso na próxima semana. Com as informações deles, podemos ir de domicílio em domicílio, fazendo a busca ativa. É um trabalho grande, que pretendemos fazer mais vezes”, disse a coordenadora.
Os formulários foram entregues a todas as escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centro de Educação Infantil (CEI). Ao todo, a rede municipal de ensino conta com cerca de 42 mil estudantes matriculados, sendo que 900 estão na EJA. Atualmente, 42 unidades escolares ofertam esse serviço com a ajuda de 65 profissionais, entre professores e servidores da secretaria de educação vinculados à EJA. Estão trabalhando na tabulação dos dados sete profissionais.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora da EJA do Município, Dilceia Cardoso de Lima, pelo telefone 3375-0216.