Destaques

Mutirão da prefeitura ilumina e atende o União da Vitória

Ações acontecerão durante todo final de semana. Prefeito anuncia que bairro será o primeiro a ser totalmente iluminado por LED.

Nesta sexta-feira, desde às 7h30, a Prefeitura de Londrina promove mais um mutirão de serviços Cuidando da Cidade, desta vez no Jardim União da Vitória, região sul da cidade. O prefeito Marcelo Belinati acompanha os trabalhos e transferiu seu gabinete para o bairro, a fim de atender a comunidade da região. Os serviços foram iniciados pela Rua dos Construtores, ao lado do Instituto União para a Vitória. A iniciativa conta com o envolvimento de todas as secretarias, órgãos e autarquias municipais. “E começa hoje mesmo a instalação de LED em todos os pontos de iluminação do bairro, sem exceção. O União da Vitória merece esse conforto que trará também  mais segurança para os moradores”, afirmou Marcelo Belinati,  durante visita ao Instituto União para Vitória.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) fará a limpeza de praças e canteiros, roçagem de terrenos públicos, sinalização viária, horizontal e vertical, desentupimento de bueiros, pintura de pontos de ônibus e troca de lixeiras estragadas.

A Sercomtel Iluminação iniciará a troca de lâmpadas de vapor de mercúrio ou sódio, pela tecnologia LED, mais forte, moderna e econômica. Ao todo, mais de 900 pontos de iluminação serão trocados.

A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação fará o serviço de tapa-buracos, pavimentação de vias e adequação de meios-fios.A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) também atuará na revitalização de praças e fará o plantio e poda de árvores e doação de mudas de flores e árvores para a comunidade. Levará ainda o ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental, projeto que estimula a consciência ambiental nas crianças. Os jovens também poderão participar de diversas atividades recreativas, promovidas pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Saúde e Cidadania

Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde participam do mutirão de serviços “Cuidando da Cidade”, com ações educativas para a população, nesta sexta-feira  e sábado. Os agentes ficarão, das 8 às 13 horas, na sede do Instituto União para a Vitória, com vários materiais ilustrativos para conscientizar sobre as principais endemias e vetores que oferecem riscos à saúde da comunidade.

Dentre os assuntos abordados, estão o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Doença de Chagas, transmitida pelo inseto Barbeiro, e a esquistossomose, também serão apresentadas. A população também poderá receber orientações sobre o caramujo africano e escorpião, aprendendo a prevenir sua proliferação.

Já os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) 3, estão na Unidade Básica de Saúde (UBS) do União da Vitória, esclarecendo para comunidade sobre os serviços que ali são oferecidos. Além das consultas médicas e exames preventivos, entre outros serviços, a UBS do União conta com grupos de atividade coletiva desenvolvidos pelo NASF 3, como alongamento, nutrição e reeducação alimentar, e o grupo de Escuta, com abordagem preventiva sobre saúde mental.

As ações do NASF 3 prosseguem nesta sexta-feira até às 17 horas, e incluem ainda sessões de auriculoterapia, realizados pela educadora física Camilla Yuri Kawamishi. Segundo a profissional, a auriculoterapia é uma técnica de medicina complementar disponibilizada aos usuários da rede municipal de Saúde. “É um atendimento que pode ser utilizado tanto para situações físicas como emocionais, como dores crônicas, ansiedade, enxaqueca e outras condições de saúde”, explicou.

De acordo com a coordenadora da UBS do União da Vitória, Talita Alves Victrio, até às 13 horas desta sexta-feira foram intensificadas as visitas domiciliares do médico e enfermeiro da unidade, para atendimento aos pacientes acamados ou domiciliados. “Temos ainda uma equipe com dois auxiliares de enfermagem percorrendo vários pontos do bairro e realizando exame HGT, que é o teste de glicemia capilar para diagnóstico do diabetes. E onze Agentes Comunitários de Saúde também estão participando do mutirão, dando apoio e acompanhando cada uma dessas equipes”, detalhou.

No período da tarde de hoje, sexta-feira (5), e no sábado (6), os atendimentos e plantão da UBS do União da Vitória vão ocorrer normalmente.

A Secretaria Municipal de Assistência Social possui parceria com o Instituto União para a Vitória, local onde concentrou as ações nesta manhã, para a execução de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. A Secretaria repassa R$ 46.162,00 por mês para o instituto atender 200 crianças e adolescentes 6 a 17 anos. Também possui um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sul A, que atende o território do Jardim União da Vitória. O local fica na Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Jardim Franciscato I, e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres realizou atendimento às mulheres da região, levando informações sobre os diversos cursos ofertados gratuitamente pela Casa da Mulher e orientações sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Primeiro bairro a ter LED em todas as ruas

Os jardins União da Vitória e Nova Esperança, na Região Sul da cidade, serão os primeiros bairros da Londrina que terão lâmpadas LED em toda a sua extensão. O trabalho será executado a partir por meio da Sercomtel Iluminação, com o mutirão que o Executivo estará promovendo no local e que vai envolver secretarias, órgãos e empresas públicas municipais.

A Sercomtel Iluminação concentrará diariamente no local quatro equipes exclusivamente para realizar o serviço. Estão previstas as instalações de 950 pontos. As atividades da Sercomtel Iluminação na implantação dos LEDs levarão algumas semanas consecutivas, por causa da grande quantidade de lâmpadas.

Os modelos LED são de tecnologia mais avançada se comparados com os padrões convencionais (sódio, mercúrio e vapor metálico). As lâmpadas têm praticidade, são mais econômicas, mais fortes e mais baratas, e a Sercomtel Iluminação está utilizando dispositivos de alta qualidade e durabilidade na rede.

A Prefeitura está investindo na cidade, através da Sercomtel Iluminação, mais de R$ 42 milhões numa primeira fase de implantação de LED, que prevê 23.344 pontos. O plano, que começou a ser executado no final de fevereiro, faz parte do programa “Cidade Iluminada”, da Prefeitura. Até agora já foram atendidas 121 ruas (incluindo avenidas e alamedas) de 63 bairros, jardins, conjuntos, vilas, parques e residenciais, além de 13 praças.

O assessor executivo do Gabinete, Gustavo Santos, disse que o mutirão é fundamental para levar melhorias para os bairro, otimizando as ações e mão de obra. “Mais de 60 praças e avenidas já foram revitalizadas por meio desta ação e agora ela será executada em todo o bairro. Temos outros mutirões programados para serem realizados ao longo do ano, em todas as regiões da cidade”, contou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o assessor executivo do Gabinete, Gustavo Santos, no 3372-4512.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista Prefeitura Municipal de Londrina

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos