Prefeitura organiza mais duas audiências públicas
Uma será no distrito de Irerê e outra na região Norte 2; trabalho faz parte da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2010-2013
Sônia Lenira
n.com@sercomel.com.br
Nesta semana, mais dois locais recebem as audiências públicas para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2010-2013, uma será no distrito de Irerê e outra na região Norte 2. O objetivo é que a comunidade participe e formule propostas para o documento que define o futuro da cidade. Ao todo Londrina deve ter 26 audiências até o dia 21 de agosto.
O PPA é um instrumento de planejamento da cidade que ordena as ações do governo para os próximos quatro anos. O plano deve conter as ações a serem implementadas pelo município em diversas áreas, como Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Obras, entre outras. No PPA devem constar, inclusive, as futuras construções de escolas e postos de saúde, bem como intervenções viárias, como alargamento de vias, construção de viadutos e avenidas.
A primeira audiência ocorreu no distrito da Warta, no dia 9, e reuniu mais de 300 pessoas. O prefeito de Londrina, Barbosa Neto e diversos secretários municipais participaram de todo o evento organizado pela Secretaria de Planejamento. O diretor de Orçamento e coordenador das audiências, Edson Antonio de Souza, contou que na primeira reunião, a população foi muito receptiva e destacou as necessidades da região. “Estamos tabulando o que foi solicitado e depois mandaremos para as secretarias fins que vão analisar e ver o possível atendimento”, explicou.
O diretor destacou que a metodologia utilizada pela Secretaria de Planejamento faz com que cada participante destaque qual a prioridade para a região onde mora, para cada ano. Isso vai permitir que as secretarias saibam o que é mais solicitado. Ele destacou que uma das características do PPA é a regionalização.
Outro ponto enfatizado por Edson Souza é o fato da formulação do PPA contar com a participação de todos os cidadãos. “Quem decide não é a liderança com a comunidade, mas a comunidade com o poder público”, destacou.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, o prazo para o executivo encaminhar o PPA em forma de projeto de lei para a Câmara de Vereadores é até dia 31 de agosto.
Irerê
A audiência pública de Irerê, será na próxima quinta-feira, dia 16 de julho, a partir das 19 horas, no salão da Paróquia São José, localizada na rua Antônio Calheiro, 149. Ela é aberta aos moradores de Irerê, Patrimônio Taquaruna, Serrinha, Água de Marilha, Fazenda Boa Saúde, Fazenda Vista Alegre, Fazenda Viçosa, Fazenda Nakanishi, Fazenda 500 Alqueires, Fazenda Saltinho, Fazenda Três Marias, Fazenda Rico Terra, Fazenda dos Barros, Chácaras da Fazenda Santa Antonieta, Sítios do Agostinho, do Waldemar e vizinhanças, Bela Agrícola, COROL e todos os moradores da Estrada Canadá e demais estradas rurais.
Norte 2
Na região Norte 2, será sexta-feira, dia 17 de julho, a partir das 19 horas na Igreja Brasil para Cristo, localizada na rua Joubert de Carvalho, 51 – Conjunto Vivi Xavier- ao lado do Terminal Urbano. A audiência será aberta aos moradores do Parque Agroindustrial Maria Estela; jardim Alphaville, Alto da Boa Vista I, Alto da Boa Vista II, Bavária, Continental, dos Estados, dos Pássaros, Palmas, Palmeiras, Paracatu, Parati, Paris, Planalto, Presidente Vargas, São Jorge; residencial Atenas, do Café, Ilha do Mel, Portal do Norte, Porto Seguro I, Porto Seguro II, Professora Marieta, Tocantins; conjunto Chefe Newton Guimarães, José Giordano, Manoel Gonçalves, Maria Celina, Novo Horizonte, Parigot I, Parigot II, Parigot III e Vivi Xavier; Parque Industrial José Belinati.
(Londrina, 14 de julho de 2009)




