Cidadão

Barbosa Neto quer revitalizar prédio do antigo Cadeião

O prefeito e Londrina visitou o local, hoje, com secretários municipais e anunciou o projeto, que vai abrigar a Escola Municipal de Música
José Otávio
n.com@sercomtel.com.br
03d153566ad70e324e3e34e777e2a0c2A Prefeitura de Londrina vai restaurar e revitalizar a antiga Cadeia Pública (Cadeião) da cidade, que funcionava ao lado da 10ª Subdivisão policial. Hoje (dia 14), o prefeito Barbosa Neto visitou o local no período da manhã, na companhia de secretários municipais, e determinou os encaminhamentos para o resgate deste patrimônio histórico de Londrina.
“O cadeião é um jóia rara. O prédio tem mais de 60 anos e desde que foi desativado em 1994, ele vem se deteriorando. Ninguém cuidou dele e hoje se encontra em péssima situação. Vamos restaurar e manter as formas originais do prédio, que precisa ter uma destinação correta. Vamos revitalizar esta área importante do centro da cidade”, afirmou o prefeito.
Ele explicou que no local a ideia é implantar a Escola Municipal de Música. “A equipe do Ippul vai preparar o projeto, que vamos encaminhar para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em busca de recursos. Também queremos envolver a iniciativa privada, por meio de uma parceria”, apontou.
Barbosa disse que além da Escola de Música, o local pode abrigar serviços da Prefeitura, sala de telecentro e a sede da patrulha escolar. O prefeito não deu prazo para o início da obra, mas destacou que em regime de mutirão pretende agilizar a revitalização do local.
O Capitão da Polícia Militar Walter João Marques Luiz acompanhou o prefeito e os secretários municipais e transmitiu informações úteis sobre a história do cadeião. De acordo com informações do Museu Histórico de Londrina, por meio da edição do jornal Paraná Norte, a inauguração da Cadeia Pública de Londrina transcorreu no dia 29 de outubro de 1939. 
(Londrina, 14 de julho de 2009)
Foto: Luiz Jacobs
 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos