Destaques

Mutirão no União da Vitória prossegue a todo vapor

Os trabalhos da Prefeitura de Londrina nesta área incluem iluminação com LED em todo o bairro, melhorias viárias, poda de árvores, pintura, limpeza e sinalização

As equipes da Prefeitura de Londrina continuam atuando na região sul da cidade, onde diversos serviços estão sendo realizados, desde a última sexta-feira (5), para promover melhorias nos jardins União da Vitória e Nova Esperança. As atividades fazem parte do mutirão Cuidando da Cidade, que mobiliza esforços de várias secretarias e órgãos municipais. Assim como no dia de abertura dos trabalhos, o prefeito Marcelo Belinati novamente transferiu o gabinete durante a tarde desta segunda-feira, para verificar o andamento das ações e ouvir as demandas dos moradores. Não há prazo para finalização dos serviços – alguns, como a iluminação, durarão semanas ainda.

Até o momento, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) fez o plantio de aproximadamente 50 árvores no entorno do Instituto União Para a Vitória, onde se concentraram as atividades no dia 5. Serviços de poda e erradicação de árvores continuaram hoje em ruas próximas a esta localidade. Foram doadas à comunidade mais de 200 mudas de flores desde a semana passada. O ônibus do projeto Biblioteca Móvel Ambiental prestou atendimento no sábado (6), incentivando o hábito da leitura e levando conhecimentos sobre o meio ambiente às crianças e adolescentes.

Alguns pontos do União da Vitória, como a Rua dos Construtores, recebem ornamentação de jardins. A SEMA ainda solucionará demandas referentes à remoção de árvores, em atendimento a requerimentos protocolados pela comunidade. A previsão é que a programação seja concluída até o término da semana.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) participa do mutirão e é outro órgão que segue executando serviços no União da Vitória nesta segunda-feira (8). A agenda inclui limpeza de praças, canteiros e terrenos públicos. Também há o reforço da sinalização viária, o desentupimento de bueiros, pintura de pontos de ônibus e troca de lixeiras danificadas.

De sexta feira até hoje (8), a Sercomtel Iluminação já realizou 90 substituições das antigas lâmpadas de sódio, de 70 watts, pelos modernos LED de 180 watts, mais claros, potentes e mais econômicos. Quatro equipes estão atuando no local diariamente, sendo duas de manhã e parte da tarde, e duas à tarde e parte da noite.

Os jardins União da Vitória e Nova Esperança, na região sul, serão os primeiros de Londrina que receberão instalação de lâmpadas de LED em toda sua extensão, conforme anunciou o prefeito Marcelo no primeiro dia do mutirão. O investimento é de cerca de R$ 2,6 milhões e os trabalhos devem se estender pelos próximos 30 dias, dependendo das condições meteorológicas. Além da substituição das lâmpadas de vapor de mercúrio ou sódio, pela tecnologia LED, as equipes promovem a troca do conjunto instalado no poste (braço e luminária).

A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação continua realizando serviços de pavimentação asfáltica, tapa-buracos, e outros de manutenção. Segundo o assessor executivo do Gabinete da Prefeitura, Gustavo Santos, que trabalha na coordenação do mutirão, entre as vias atendidas está a rua Manoel da Silva Bonfim, que está recebendo reperfilagem asfáltica em toda sua extensão. “A região sul está sendo contemplada com as ações integradas da Prefeitura, por meio do mutirão, que está levando melhorias para revitalizar pontos de vários bairros da cidade”, destacou.

Saúde – A equipe da UBS do União da Vitória realizou, durante o mutirão “Cuidando da Cidade”, na última sexta-feira (5), 35 visitas pela enfermagem e outras seis consultas médicas em domicílio. Técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde percorreram vários pontos do bairro, com a realização de 50 exames de glicemia capilar e 50 verificações de pressão arterial. Enquanto isso, na UBS, os profissionais do NASF atenderam a comunidade na sala de espera, repassando informações sobre os serviços disponibilizados, como os grupos de atividade coletiva. Houve ainda 12 atendimentos de medicina complementar, com sessões de auriculoterapia.

Aproximadamente 350 pessoas receberam orientações dos agentes de Endemias, na sexta-feira (5), das 8 às até 17 horas, e no sábado (6), das 8 às 13 horas. As maquetes e exposições trataram, de forma educativa, temas como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya; doença de Chagas, transmitida pelo inseto Barbeiro, esquistossomose, o caramujo africano e escorpião. O trabalho preventivo teve como foco repassar para a comunidade dicas para prevenir a proliferação destes vetores.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres também foi um dos braços do mutirão na sexta-feira (5), com a divulgação de serviços e atendimentos prestados na cidade. Uma equipe esteve no bairro para conversar com as mulheres e entregar materiais informativos sobre as ações realizadas pela Prefeitura, incluindo os cursos promovidos pela Casa da Mulher e a atuação do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM), bem como orientações no enfrentamento à violência doméstica e familiar.

De acordo com a secretária municipal da pasta, Nádia Oliveira de Moura a atuação durante o mutirão foi um momento importante de mobilização, que também incluiu contatos com lideranças locais para que possíveis parcerias possam ser articuladas. Os trabalhos fazem parte da iniciativa “Juntas somos Mais”, que visa reunir vários segmentos da sociedade civil para conscientizar a população e aprimorar as medidas preventivas existentes. “A intenção é mobilizar diversas frentes e fortalecer, cada vez mais, as políticas públicas destinadas a assegurar os direitos das mulheres”, apontou.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos