Cidade

Procon inaugura novo departamento de pesquisa

Setor vai fiscalizar preço de produtos de itens básicos de consumo e indicadores econômicos; o primeiro levantamento analisou os preços dos combustíveis de Londrina


24f4b0ae7b3806b97e88198689d6b697O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Londrina inaugura hoje o novo departamento de pesquisa do órgão. A iniciativa, do coordenador Marco Cito, vai acompanhar as novas ações do núcleo voltadas à defesa, educação e informação do consumidor. Como primeiro material de pesquisa, foi feito um levantamento dos preços dos combustíveis na cidade.
De acordo com Cito, as atividades da coordenadoria vão possibilitar que os cidadãos londrinenses tenham um serviço de informação e prevenção. “Agora o consumidor vai poder ter mais noção das variações de preço de determinado produto e vai poder sair de sua casa ou local de trabalho sabendo onde é melhor para comprar. Isso vai orientar as pessoas e precavê-las de abusos”, destacou.  
O coordenador explicou como funcionou a pesquisa. “Foram consultados 50 postos de gasolina em todas as regiões da cidade. Após isso, levantamos os preços mínimos, máximos e a média obtida pela variação dos mesmos em cada região, separadamente”, afirmou ele, lembrando que os dados da pesquisa podem ser conferidos através da página on-line do Procon (http://home.londrina.pr.gov.br/homenovo.php?opcao=procon).
Marco Cito também disse que o departamento de pesquisa não se limitará apenas aos combustíveis. Ele antecipou que o setor também vai trabalhar na fiscalização de preços de itens de consumo básico e indicadores econômicos. “Cesta básica, taxas para contratação de serviços, índices de juros. Todos esses farão parte do nosso trabalho. Em datas comemorativas, como a Páscoa, Dia das Crianças e Natal, as pesquisas focarão os produtos mais consumidos”, informou.
Ainda de acordo com ele, a população pode colaborar com as novas ações do departamento, através da sugestão de produtos a serem pesquisados. Essas reivindicações podem ser feitas pelo número do Procon (151) ou via e-mail: procon@londrina.pr.gov.br.
(Londrina, 15 de julho de 2009)
Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos