Cidade

Feira do Produtor é realizada em dois locais da cidade

Nas manhãs de domingo, cerca de 40 barracas comercializam produtos cultivados pelos próprios agricultores locais. Entre as vantagens, está o relacionamento direto do produtor com o consumidor


Produtos frescos, de boa qualidade e comercializados direto do agricultor para o consumidor, estas são algumas das características da Feira do Produtor. Aos domingos, das 7h às 12h, cerca de 40 barracas são montadas em dois locais da cidade: na rua Benjamin Constant, em frente ao Museu Histórico Padre Carlos Weiss e na avenida Saul Elkind, na região norte do município. A Feira do Produtor é um projeto da Diretoria de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.
O gerente de Comercialização e Agroindústria da Secretaria, Guilherme Casanova Júnior, contou que anteriormente, a Feira do Produtor acontecia na forma de feira livre, mas com a criação de uma legislação específica, a secretaria assumiu a organização da atividade. Entre as exigências desta legislação, ele citou a preferência pelo produtor local. Ele ainda informou que uma vez por mês, uma comissão composta por um representante da Câmara de Vereadores e três representantes de cada feira se reúne para discutir questões como a entrada de novos feirantes, a renovação de alvará, além de soluções para eventuais problemas. Já o órgão público é responsável pela fiscalização do produtor a fim de verificar se ele realmente cultiva o alimento.
De acordo com o gerente, a maioria dos itens vendidos na Feira do Produtor é produzida pelos próprios agricultores locais. Com exceção, dos produtos que não são cultivados no município e por isso são trazidos de outras localidades e comercializados na feira para abastecimento da população. “Os alimentos são derivados da produção familiar, exceto alguns, que não são encontrados na região, mas são vendidos para que não falte nenhum produto na feira”, explicou.
Segundo ele, a realização da feira proporciona vantagens tanto para o feirante como para o cliente. “Há o relacionamento direto do produtor com o consumidor. Assim permite que a pessoa saiba a procedência do alimento”, relatou. Além disso, o gerente destacou que os frequentadores da feira adquirem produtos frescos e de alta qualidade, já o agricultor tem a facilidade da venda à vista. “Por domingo, a feira rende de R$ 400 a R$ 1,5 mil para cada feirante”, revelou. Ele também ressaltou que a atividade gera renda no município.
Casanova Júnior comentou que há uma variedade de produtos comercializados na feira como frutas, legumes, verduras, pães, bolachas, queijos, peixes, ovos, frangos vivos, flores entre outros. “A diversidade de itens das duas feiras, tanto a central como a da avenida Saul Elkind é muito boa. Vale a pena conferir”, afirmou. Ele ainda adiantou que a secretaria trabalha para a implantação de uma novidade na feira, com a comercialização de produtos orgânicos.
(Londrina, 17 de julho de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos