“Sexta na Concha” recebe Banda Manoel Florêncio
A programação do projeto Sexta na Concha, que receberia a Big band, foi alterada e quem vai se apresentar é a Banda do MS
Com informações da assessoria do Festival de Música
A Banda Municipal Manoel Florêncio, que veio de Corumbá, MS para o Festival de Música se apresenta, hoje (sexta- 17), às 18h, na Concha Acústica, dentro do projeto “Sexta na Concha”. O conjunto, formado por 32 instrumentistas, apresenta sob a regência do maestro José Carlos de Oliveira, um programa variado com mambos, rumbas, boleros, com direito a canções de Enio Morriconi, Mozart e compositores brasileiros. O grupo se apresenta no lugar da Banda de Banda de Músicos de Londrina.
Fundada em janeiro de 1960, a Banda leva o nome do flautista e professor de música Manoel Florêncio, que dedicou a vida através da arte à formação musical dos sul matogrossenses. Mantida pela prefeitura de Corumbá, a Banda Municipal Manoel Florêncio conta atualmente com 48 componentes, a partir dos onze anos de idade. Em 1963, foi criada a Escola de Música Manoel Florêncio, um projeto social que atende, em média, 320 alunos com aulas de teoria e prática musical. Os alunos têm aulas de flauta doce, clarineta, saxofone, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, violão e acordeon.
Em 2010, a Banda completará 50 anos de fundação e vai festejar a data com várias apresentações pelo país. O maestro José Carlos de Oliveira está à frente da Banda Manoel Florêncio desde 1998. Iniciou seus estudos musicais na FUNABEM, no Rio de Janeiro, quando era interno daquela Instituição. Serviu por dezenove anos na Marinha do Brasil, como trompista em várias Bandas de Música, inclusive da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais. Como militar, participou de vários cursos técnicos de aperfeiçoamento musical. No campo da regência tem capacitação em diversos cursos e em especial o oferecido pela FUNARTE.
“Sexta na Concha”
O projeto “Sexta na Concha”, da Secretaria de Cultura de Londrina, conta com o patrocínio do Programa de Incentivo à Cultura (Promic). O objetivo do programa é levar diversão ao público londrinense e incentivar a utilização do espaço. Além de atrações musicais, o “Sexta na Concha” promove espetáculos de dança, teatro e outros.
(Londrina, 17 de julho de 2009)




