Cidadão

Museu de Arte oferece oficina de Kirigami para crianças

A arte desenvolve a coordenação motora, o raciocínio matemático, a atenção e sensibilidade, além de ser uma atividade terapêutica 


d1fdc671abc69f98948f55d05700748bA programação especial das férias de inverno do Museu de Artes de Londrina vai privilegiar o Kirigami. O local vai oferecer uma oficina sobre a arte milenar de 20 a 24 de julho, das 14h30 às 16h30, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, com o artista plástico Angelo Cesar Meneghetti. As inscrições são gratuitas, mas terá uma taxa de R$ 10,00 para custear o material, e deverá ser paga diretamente para o professor.
A oficina de Kirigami é uma tradição na programação de férias do Museu. Será uma turma por dia, de até 15 alunos, o que facilita na aprendizagem das técnicas e métodos do artista. Segundo a diretora do local, Sandra Jóia, as crianças gostam e procuram aprender sobre as técnicas da arte. “Oferecemos a oficina em maio e como teve bastante participação, vamos disponibilizar novamente. As crianças acham interessante dobrar e cortar minuciosamente o papel, para fazer objetos, animais, flores”, explicou.
 
Além da oficina, os participantes poderão visitar o Museu, apreciar a exposição de pinturas e esculturas, bem como  conhecer a videoteca e biblioteca do local. Ainda conforme a diretora, o intuito do Museu de Artes é proporcionar uma tarde lúdica para as crianças e, também, para os pais e responsáveis delas. “Nós queremos integrar as famílias no ambiente museológico, além de integrá-las nas atividades e serviços do Museu, e estimular a sensibilidade para as artes”, ressaltou Sandra.
O Museu de Arte de Londrina fica na rua Sergipe, 640, na região central da cidade. Para mais informações sobre a oficina Kirigami, os interessados podem entrar em contato com o Museu, pelo telefone 3337-6238.

Arte Milenar
O Kirigami tem como princípio o corte do papel. Entretanto, a arte não se basta nisso. A técnica abarca diversos tipos de cortes, a simetria dos mesmos, o modo de fazê-los, além das dobras, como aplicá-las, como introduzir o objeto criado na terceira dimensão e outras.
De acordo com o artista plástico responsável por ministrar a oficina, Angelo Cesar Meneghetti, o Kirigami é um processo que necessita da vivência da pessoa. “Essa arte pode ser decorada, mas você não vai entender como faz. O intuito é fazer a pessoa aprender e compreender toda técnica”, observou.
Além da distração, o Kirigami auxilia na formação da criança. São estimulados o capricho, o raciocínio matemático, a concentração, a coordenação motora fina, a sensibilidade sensorial e criativa. O professor ressaltou, ainda, a importância da arte por suas propriedades terapêuticas, além de servir como complemento das atividades escolares e contribuir para no desenvolvimento econômico.
“No Kirigami não usa só os conhecimentos matemáticos e artísticos. Com insetos, animais, pirâmides, nós mergulhamos no universo da biologia, da história, e podemos explorar outros como, por exemplo, os temas festivos juninos, de natal etc”, comentou Meneghetti. Ele completou, também, que os objetos produzidos podem ser facilmente comercializados, devido a beleza da arte, gerando renda para os seus criadores.
(Londrina, 17 de julho de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos