Método Suzuki poderá ser certificado em Londrina
Um Núcleo de Musicalização para violino e flauta doce será criado pela organização do FML e prefeitura por meio da Secretaria de Cultura
Serviço de Imprensa FML
Professores de música poderão receber a certificação do Método Suzuki aqui mesmo em Londrina. O anúncio foi feito na manhã deste domingo pelo diretor artístico do Festival de Música de Londrina (FML), Marco Antônio de Almeida, com a presença do Secretário de Cultura do Município, Leonardo Ramos, durante o concerto no Teatro Ouro Verde. Um Núcleo de Musicalização para violino e flauta doce será criado pela organização do FML e prefeitura na secretaria de cultura.
A viabilização do núcleo só foi possível mediante a aprovação da emenda do prefeito Homero Barbosa Neto, quando deputado federal, que repassa verbas para o Festival de Música e Teatro. O projeto vai até o final de novembro, com aulas mensais para professores, ministradas pela professora paulista Shinobu Saito. O Núcleo será um pólo multiplicador, inicialmente regional e depois estadual.
“A união de forças da prefeitura e festival possibilitou a criação do núcleo, que terá verbas até o final do ano, mas vamos estudar possibilidades para dar continuidade ao projeto”, esclareceu o secretário de cultura, Leonardo Ramos.
O projeto iniciou no Festival, com a presença da professora Shinobu Saito, que trabalha com o Método Suzuki no Brasil desde 1981, após receber o “Teacher Trainer Certificate”, da Associação Suzuki Americana tornando-se a primeira professora no país qualificada para formar professores pelo método.
“A ideia não é só atender as crianças e os jovens, mas principalmente formar professores para trabalhar esta área de musicalização”, explica o diretor artístico do 29ª Festival de Música de Londrina , Marco Antônio de Almeida.
Durante o lançamento do núcleo, Almeida perguntou ao secretário Leonardo Ramos se o núcleo, com os projetos da prefeitura como “Musicando Nas Escolas” e “Um Canto Em Cada Canto” e outras iniciativas musicais que são realizadas em Londrina, não poderiam ser o “embrião” da Escola Municipal de Música” O secretário respondeu que “até 2010 este sonho provavelmente se tornará realidade.”
(Londrina, 20 de julho de 2009)
Foto divulgação festival