Cidadão

Distrito de Espírito Santo ganha loja de artesanato

Grupo de 18 mulheres da comunidade produz artesanato para geração de renda; o trabalho começou a ser realizado em 2006 através do projeto “Teares Alegria”


O distrito  Espírito Santo está com uma nova atração para a população. Trata-se da Loja das Mulheres, onde são comercializados produtos de artesanato geral, em especial, produzidos através das técnicas de tecelagem. No estabelecimento, a comunidade pode encontrar colares, pulseiras, jogos de tapete, travesseiros, cachecóis, entre outros. O espaço fica localizado na sede do patrimônio Aviação Velha – Rodovia Mábio Gleba Palhano, uma quadra a frente do Centro de Eventos de Londrina.
O local faz parte das ações do projeto “Teares Alegria”, que começou, em 2005, a trabalhar o artesanato com crianças da comunidade do distrito Espírito Santo. As oficinas despertaram interesse das mães dos alunos, que pediram para também ter acesso a aulas. Então, em 2006, o curso foi dividido em turmas para as crianças e mães, que começaram a produzir para divulgar o trabalho e gerar renda. “Com esse intuito criamos o espaço”, afirmou a coordenadora do programa, Maria Amélia Melo.
De acordo com ela, o projeto já atende a três turmas de crianças, sendo que uma fica na Aviação Velha, a outra na Escola Municipal Espírito Santo e a última no patrimônio Regina. “São 21 crianças na nossa sede, 12 na escola municipal e mais 18 no Regina. A nossa intenção é proporcionar a formação em tecelagem deles e expor os trabalhos como forma de valorizar a produção”, comentou.
Maria Amélia completou que o outro grupo contemplando pelo projeto é o das mães das crianças, que são responsáveis pela confecção dos produtos comercializados no estabelecimento. “Diferentemente das crianças, a meta, com essas 18 mulheres, é gerar renda e resgatar uma identidade cultural. Além disso, o espaço vem para atender aos pedidos dos clientes que, em diversas feiras de exposição, perguntavam onde que eles podiam ir para encontrar determinado produto. Agora eles têm essa opção”, falou.
A coordenadora destacou que a produção da Loja das Mulheres é diferenciada. “Elas não produzem nada em série. A ideia é deixar os produtos autênticos, originais. A variedade das peças artesanais é muito grande. Trabalhamos desde o tecer de pente liço e faixas até a tecelagem de miçangas e de prego. Os outros objetos  também são produzidos de forma que se tornam únicos. Não há um núcleo como esse em Londrina”, enalteceu.
A Loja das Mulheres, que com o patrocínio do Programa de Incentivo à Cultura (Promic) e da Caixa Econômica Federal, foi inaugurada no último sábado (dia 18), às 15h. O espaço fica aberto diariamente, das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone da sede: 3321-6092.
(Londrina, 20 de julho de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos