Cidadão

Prefeitura abre portas para coleta de amostras de sangue

Funcionários do Hemocentro estarão das 8h30 às 16 horas no piso térreo do prédio realizando o cadastro de possíveis doadores de medula óssea no município


A Prefeitura de Londrina recebe amanhã (dia 23) funcionários do Hemocentro da cidade que vão recolher amostras de sangue para o cadastramento no banco de dados de doadores de medula óssea do município. A partir das 8h30 os agentes darão início no trabalho que deve retirar aproximadamente 4 ml de sangue que serão analisados quanto à compatibilidade e disponibilidade do doador.
Segundo a técnica-administrativa do Hospital Universitário de Londrina, Sueli Batista da Silva, é necessário que o indivíduo esteja em boas condições de saúde e tenha entre 18 e 55 anos para realizar a doação. “Não há restrição de peso, pois coletaremos apenas uma pequena amostra. Após todo o processo de retirada do sangue, ele será enviado para o banco de dados do município e se houver compatibilidade com algum paciente, o doador será contatado”, explicou.
De acordo com Sueli, a procura pelo Hemocentro de Londrina neste mês tem sido pequena devido ao frio, por isso ela pede que todos façam a sua parte e contribuam nas campanhas realizadas no município. “A cada dia que passa nós precisamos de mais bolsas de sangue. Então é importante que as pessoas se sensibilizem mais, pois cada um pode salvar até três vidas”, disse.
Os principais necessitados são aqueles que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea e crianças com algumas doenças genéticas. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a 1 em 1000 mil, por isso, o registro necessita de um número elevado de voluntários para que os pacientes tenham chance de encontrar um doador compatível.
As pessoas que quiserem doar a amostra de sangue podem comparecer ao piso térreo do prédio da Prefeitura, localizada na avenida Duque de Caxias, 635, amanhã (dia 23) das 8h30 às 16 horas e realizar a coleta. Os interessados também podem se encaminhar até a sede do Hemocentro Regional de Londrina, que fica na rua Cláudio Donizete Cavalieri, n°156 ao lado do HU e funciona das 8h30 às 17h30.
(Londrina, 22 de julho de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos