Destaques

Londrina tem a melhor geração de empregos em cinco anos

Com mais de mil vagas novas criadas nos seis primeiros meses de 2019, Londrina retoma o otimismo dos setores produtivos.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Londrina criou no primeiro semestre deste ano 1.094 vagas formais de emprego. O número coloca os primeiros seis meses de 2019 como o melhor semestre em relação a evolução de emprego com carteira assinada dos últimos cinco anos.  O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destacou que os dados refletem o bom momento pelo qual a cidade passa. “É possível notar o clima de otimismo nas ruas de Londrina. Quando realizamos investimentos para o crescimento da cidade o sentimento de orgulho e confiança também é retomado. Com isso, a economia local consequentemente é aquecida e as oportunidades aparecem. Nós já tínhamos a percepção dessa melhora e quando os números confirmam as impressões, nos dá a convicção de que o trabalho está no caminho certo”, pontuou.

Em comparação ao ano de 2018, quando de janeiro a junho houve uma retração de 1.057 vagas, o primeiro semestre de 2019 teve um desempenho muito superior. No acumulado do ano foram 36.769 vagas formais abertas frente a 35.675 desligamentos. O setor que mais abriu oportunidades neste ano foi o de serviços, com saldo positivo de 1.388 contratações. Quando analisados ano a ano os últimos primeiros semestres da evolução de emprego na cidade, os dados apontados pelo Caged em 2019 são ainda mais animadores para Londrina. Ao final de junho de 2015 a cidade havia perdido 2.855 vagas formais. Em 2016 esse número cresceu ainda mais e foram fechados 3.806 postos de trabalho. A retração permaneceu em 2017 com menos 1.970 vagas no mercado de trabalho ao final do primeiro semestre.  Mesmo o ano de 2014, quando o saldo semestral positivo em 943, foi superado em mais de cem vagas pelos primeiros seis meses de 2019.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, também comemorou os números apresentados pelo Caged. “Nós estamos vivenciando um momento diferente em Londrina e no país como um todo. A crise durou muito tempo e é natural que aconteçam oscilações, mas essa situação tem sido superada e a economia já começa a dar sinais de recuperação. Fechar o semestre com um saldo positivo na criação de empregos em um cenário como este, ainda mais sendo o melhor semestre da série dos últimos cinco anos, com mais de mil vagas abertas, é uma conquista a ser muito celebrada”, afirmou.

Carreri acredita que a perspectiva é de que no segundo semestre a cidade tenha um desempenho ainda melhor. “Londrina está passando por uma transformação muito grande e, com certeza, todas as melhorias que estão sendo feitas impactarão na geração de trabalho, emprego e renda e em tantas outras áreas importantes. Já estamos sentindo esse impacto com a abertura de grandes empresas na cidade, com a vinda da Jota Macedo, do Coco Bambu, do Magazine Luiza e de tantas outras. Isso é reflexo do esforço da Prefeitura em melhorar a infraestrutura com as inúmeras obras em andamento e também de mostrar todas as qualidades e os diferenciais da nossa cidade. Com certeza esse investimento atrairá cada vez mais empreendimentos”, elogiou o secretário.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos