Cidadão

Guarda Escolar realiza passeata sobre conscientização de segurança na zona rural

A ação acontece no distrito de Paiquerê, e terá a participação das crianças da escola municipal atendida pela GM

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), vai promover uma passeata de conscientização de segurança no distrito de Paiquerê, na manhã de quinta-feira, 1 de agosto. O evento estava previsto para o dia 4 julho, porém precisou ser remarcado por conta do período chuvoso.

Vão participar da ação cerca de 55 alunos da Escola Municipal Armando Rosário Castelo, das turmas dos quartos e quintos anos, atendidos pelo projeto “Guarda Municipal Mirim” (GMM). O início das atividades está previsto para acontecer às 10h15, e terá a duração de aproximadamente uma hora.

As turmas serão divididas e vão circular junto com os guardas e professores a fim de conversar com a população residente no local. Serão distribuídos materiais informativos do projeto “Onde tem gente, tem guarda”, que explica como e quando a população pode acionar a GM, e outro material com dicas de segurança.

De acordo com a supervisora da Guarda Escolar, Cássia Munhoz, ações como essa fortalecem o vínculo da instituição com a sociedade. “É a primeira edição do projeto em uma escola da zona rural. É muito importante que as crianças pratiquem a cidadania e coloquem em prática os ensinamentos que passamos a elas”, contou.

O projeto tem duração de um semestre letivo e leva conhecimentos sobre o que é cidadania, prevenção contra drogas e contra o bullying. A ação também é uma oportunidade para um diálogo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos e deveres, definição do ser cidadão, preservação do patrimônio público, em especial o ambiente escolar, cultural e social da cidade. Os alunos também aprendem ordem unida a fim de aprimorar a disciplina, espírito de unidade e lealdade para com os colegas.

Para os agentes Rafael Rodrigues dos Santos e Edson Pereira, responsáveis pelo projeto na escola, o objetivo é mostrar para população que toda comunidade pode ajudar na segurança. Eles afirmam que auando a sociedade trabalha em conjunto com as forças de segurança todos saem ganhando. Dessa forma, os alunos se tornam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos tendo a consciência de que praticar a cidadania é colaborar para um futuro melhor.

Histórico – O projeto “Guarda Municipal Mirim” foi implantado pela Secretaria de Defesa Social em 2014 e é realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Desde o início, já formou aproximadamente 900 crianças em várias escolas municipais. O objetivo principal do projeto é a criação de um vínculo de confiança e respeito entre os alunos, professores e funcionários das escolas, e principalmente ampliar o contato com a Guarda Municipal.

Para imprensa, mais informações: 3372 – 4634 em horário comercial, Supervisor em exercício GM Pereira.

Texto e fotos: Bruno Amaral/Defesa Social

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos