Cidade

Procon orienta para compras no Dia dos Pais

O Dia dos Pais será comemorado no próximo dia 9. A data comemorativa movimenta o comércio, e o coordenador do Procon Londrina, Marco Cito, orienta os consumidores para a segurança de uma boa compra


Para o coordenador do Procon Londrina, Marco Cito Cito, as datas comemorativas são boas oportunidades de compra devido aos descontos oferecidos e a disputa entre comerciantes em busca de clientes. Mas nem sempre as práticas adotadas por eles respeitam o Código de Defesa do Consumidor. “São inúmeras as opções de presentes, mas para qualquer um deles é preciso ficar atento à qualidade do produto e à responsabilidade do estabelecimento em respeito ao cliente”, explicou o coordenador.
“A exigência da nota fiscal, qualquer que seja o valor do produto, é imprescindível”, alertou Cito, que ressaltou a importância do documento no caso do produto apresentar problemas. “Os consumidores têm um prazo de 30 dias para reclamar de vícios em bens não duráveis, como alimentos e perfumaria, e 90 dias para vícios em bens duráveis, como vestuário e eletrônicos”, completou.
A Internet pode ser uma boa fonte de pesquisa e compra de presentes, mas com a dificuldade de se controlar o conteúdo online, é constante o número pessoas lesadas por falsas empresas. “A loja virtual deve ser encarada como um estabelecimento comercial normal, portanto a razão social, CNPJ, endereço e telefone das empresas devem estar acessíveis ao consumidor”, orientou o coordenador.
Trocas de produtos são problemas freqüentes dias após as datas comemorativas. A dica de Cito é que os filhos, ou quem for comprar o presente, conheça bem as preferências do pai. “Os estabelecimentos não são obrigados a efetuar a troca do presente apenas por descontentamento de quem o recebeu. O produto, para ser trocado, deve apresentar defeitos”, afirmou o coordenador, lembrando que é sempre importante conversar com o lojista para garantir a possibilidade de troca, quando, por algum motivo, o presente não agradar. 
O consumidor que tiver alguma dúvida, mesmo antes da compra, pode entrar em contato com o Procon, pelo número 151, pelo email procon@londrina.pr.gov.br, ou ir na sede, localizada na rua Mato Grosso, 299.
(Londrina, 5 de agosto de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos