Cidadão
Assistência convoca famílias para atualização do Cadastro Único
Atualização permite que famílias de baixa renda recebam benefícios, por meio de programas sociais do Governo Federal; em Londrina, 20 mil ainda precisam realizar o procedimento

A gerente de Transferência de Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social, Silvana Cristina Rodrigues, explicou que o CadÚnico serve como uma ferramenta do poder público para coletar e armazenar informações de todas as famílias de baixa renda existentes no país. “É um banco de dados, de onde são selecionadas as famílias para inserção em programas sociais, como o bolsa família recebendo auxílio financeiro por meio da Caixa Econômica Federal. Daí a importância de se manter atualizado o seu cadastro”, informou.
Contudo, há muitas famílias em Londrina que ainda não realizaram a atualização do Cadastro Único. De acordo com dados do Governo Federal, das 32 mil famílias cadastradas , 20 mil ainda necessitam atualizar o CadÚnico ainda neste ano. “De todas cadastradas, cerca de 25 mil estão, de fato, tendo acesso a Programas Sociais.
Segundo a gerente, é direito constitucional do cidadão receber os benefícios dos programas sociais. Na avaliação dela, o benefício é uma garantia de renda e sobrevivência. “São famílias que possuem meio salário per capita (R$ 232,50). Neste mês de julho, 15.800 são beneficiárias do programa Bolsa Família, por exemplo. No entanto, 19.100 deveriam estar recebendo o benefício. Então, é fundamental que essas pessoas mantenham o Cadastro Único atualizado, assim estando aptas a serem incluídas no Programa Bolsa Família e demais programas sociais”, ressaltou.
A atualização dos dados do CadÚnico deve ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, no máximo de dois em dois anos. Para realizar o procedimento, os usuários devem levar comprovante de residência, holerite e documentos pessoais (carteira de trabalho e identidade, CPF ou título de eleitor dos adultos e certidão de nascimento das crianças/adolescentes) de todos que residem com a família. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones 3378-0431 ou 3378-0399 do Centro de Assistência Social da avenida Juscelino Kubitscheck (JK), n° 2896.
(Londrina, 5 de agosto de 2009)
Foto de atendimento no CRAS: Luiz Jacobs