Cidadão

Mulher promove atividades para trabalhadoras rurais

Evento discute ações voltadas para a realidade das trabalhadoras da comunidade rural; serão promovidas cinco oficinas e disponibilizado um centro de atendimento individual no encontro


A Secretaria da Mulher de Londrina, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e com Secretaria Municipal de Saúde, está realizando, desde ontem (dia 10), o evento Trabalhadora Rural – Donas da Própria Vida, nos distritos de Guaravera, Irerê, Maravilha e Patrimônio Guairacá, com as trabalhadoras rurais dos locais. As atividades prosseguem hoje, amanhã e na sexta-feira (14).
De acordo com a diretora de Desigualdade de Equidades entre Gêneros da Secretaria Municipal da Mulher, Lucimar Rodrigues da Silva, o encontro tem como principais objetivos: a comemoração do Dia de Luta Contra a Violência no Campo, celebrado amanhã (12), e a discussão de ações específicas para atendimento da mulher violentada da zona rural.
“A idéia é se aproximar da realidade delas para podemos traçar medidas que visem enfrentar a violência praticada no campo contra a mulher, proporcionando a elas uma vida mais digna, igualitária e justa”, afirmou a diretora. Neste sentido, a Secretaria vai promover cinco oficinas e oferecer uma central de atendimento individual até o final do evento.
Lucimar destacou a importância das atividades. “É um momento de conquista para todas as mulheres, em específico para as moradoras dos distritos que estamos atendendo. São ações muito positivas e fundamentais para combater a violência contra a mulher em Londrina”, estabeleceu.
Comemoração
A homenagem ao Dia de Luta Contra a Violência no Campo, comemorado amanhã (dia 12), é lembrada em todo o Brasil com a Marcha das Margaridas, em homenagem a trabalhadora rural Margarida Alves, que foi brutalmente assassinada em 12 de Agosto de 1983, pelo fato dela ser uma mulher que lutava por direitos em prol das pessoas que trabalhavam no campo.
Como forma de protesto, entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura, Central Única dos Trabalhadores, Movimento dos Sem Terra, Comissão Pastoral da Terra, entre outras, organizam anualmente, desde agosto de 2000, neste mês, a Marcha das Margaridas.
 
Programação
Hoje (dia 11)
14h às 16h e das 16h30 às 18h – Oficinas: “Viver sem Violência – Direitos das mulheres” e Artesanato de crochê. Local: Distrito de Maravilha (Salão Paroquial).
Amanhã (dia 12)
9h às 11h – Oficina: “Viver sem Violência – Diretos das mulheres”. Local: Patrimônio de Guairacá (Salão Paroquial).
Sexta-feira (dia 14)
14h às 18h – Oficina: “Sensibilização por uma vida sem violência”. Central de Atendimento Descentralizado: “Acolhida”. Local: Guaravera (Centro Comunitário).
(Londrina, 11 de agosto de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos