Cidade

Prefeitura dispensa servidora grávida devido gripe A

Decreto assinado pelo prefeito Barbosa Neto tem validade enquanto permanecer risco da gripe A; é uma medida de precaução e cuidado com a mulher e a criança
José Otávio
n.com@sercomtel.com.br
c7a78b433990316d6dcce74f8a8c549fO prefeito de Londrina, Barbosa Neto, assinou hoje (dia 11), o decreto 629, dispensando às servidoras municipais gestantes do exercício das funções de seus cargos enquanto permanecer o risco da epidemia da gripe A (H1N1) na cidade. A medida vale para todos os órgãos e departamentos da Prefeitura de Londrina. “Em virtude desta situação epidemiológica e o risco que a gripe A pode provocar em gestantes, tanto na mulher quanto na criança, acatamos a sugestão da Secretaria de Saúde e tomamos esta decisão como precaução em nome da saúde pública”, informou o prefeito.
O decreto ainda estabelece que somente servidores com atestado médico superior a sete dias, devem comparecer a perícia na Secretaria Municipal de Gestão Pública. “Sete dias é o prazo que os médicos têm recomendado para que os pacientes com suspeita da gripe A façam repouso em domicílio. Neste período a pessoa não pode pegar ônibus, circular em ambiente de trabalho, porque está com a suspeita do vírus e por isso não pode ficar exposto num prazo menor do que uma semana”, explicou o prefeito.
Anteriormente ao novo decreto, o prazo para o servidor com atestado médico realizar a perícia era a partir do terceiro dia. A nova redação define também que o servidor com sete dias ou menos de atestado médico, deve entregar direto para chefia quando da apresentação do cartão ponto.
“Estamos tomando todas as medidas que estão ao alcance da prefeitura para evitar que a cidade viva uma epidemia da gripe A. A saúde da população está em primeiro lugar nas nossas ações e por isso já suspendemos aulas na educação, atividades culturais, da Assistência Social, além de cancelamos as audiências”, afirmou Barbosa. Ele lembrou que a prefeitura está liderando esta cruzada contra o vírus H1N1. “Fomos o primeiro município a suspender as aulas e convocamos a sociedade civil, igrejas, entidades para avaliar suas atividades que aglomeram gente para evitar a proliferação do vírus da gripe A”, declarou o prefeito.
(Londrina, 11 de agosto de 2009)
Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos