“Casa da Barbie” chega a Londrina e fica até domingo
Projeto traz réplica da residência de brinquedo da personagem; a idéia é proporcionar educação e diversão para crianças, além de arrecadar alimentos para entidades do Provopar
Da redação com informações do release dos organizadores
n.com@sercomtel.com.br
A partir de hoje (dia 12), até o próximo domingo (dia 16), as crianças de Londrina e região contam com uma atração diferente de lazer e educação. Trata-se da “Casa da Barbie”, que tem como principal objetivo desenvolver ações educativas de forma lúdica com os visitantes, bem como aproximá-los do universo da boneca mais famosa do mundo. A residência da boneca está instalada na rua Gomes Carneiro, no estacionamento do Zerão, onde é realizada a Feira da Lua, próxima à praça Robert Salum.
Com a unidade as crianças poderão conhecer um veículo cheio de “charme e conteúdo”, criado pela fabricante Mattel do Brasil. A instalação é uma réplica da “Casa da Barbie”, que será lançada em território nacional até o final deste ano. Para conhecer a sala, cozinha, banheiro quarto da personagem, os participantes deverão colaborar com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Programa do Voluntariado Paranaense de Londrina (Provopar).
De acordo com a gerente do Provopar, Ana Lúcia Conde, a expectativa é que sejam arrecadadas quatro toneladas de alimentos, que beneficiarão cerca de 80 entidades de atendimento no município, como abrigos, creches, asilos, entre outras. “Foi uma pareceria entre nós, os representantes da Casa da Barbie e a CMTU, que foi responsável por ceder o espaço público para instalação da casa. É uma festa que vem para coroar os 50 anos da Barbie e nos ajudar”, falou.
“É uma atividade muito importante, que vai trabalhar questões ambientais, de higiene e cidadania, além de estimular a prática da leitura pelas crianças. Fora isso, não podemos deixar de enaltecer as doações, que serão fundamentais para ajudar muitos londrinenses que passam por dificuldades. Então, esperamos que os pais levem seus filhos para aprender e se divertir, e que nós possamos angariar a maior quantidade possível de comida”, destacou a gerente sobre a importância da casa.
Ana Lúcia relatou que todas as arrecadações serão no último dia de permanência da residência da Barbie em Londrina, quando a personagem vai entregar, pessoalmente, uma placa informando os números de doações. “É uma espécie de documento que mostrará o desempenho durante os cinco dias de evento. Tem que ser desse jeito, pois o local não tem espaço para armazenar todos os alimentos que serão adquiridos”, explicou ela.
A Casa
Em cada detalhe da ambientação podem ser conferidos os mesmos conceitos verificados nos brinquedos: “o delicado e feminino estilo Barbie, mas que não deixa de lado a atitude”, afirmou a executiva da Mattel, Ana Furtado, gerente da marca Barbie para a divisão de brinquedos no Brasil.
Segundo ela, o traço faz parte da personalidade da boneca, que em suas caracterizações está sempre alinhada às novas demandas do mundo, acompanhando as preocupações da atualidade como questões de cidadania e responsabilidade social, por exemplo.
Todos os espaços da “Casa da Barbie” estão integrados a um tipo de circuito de visitação. No roteiro, quem circular por suas dependências terá informações transmitidas didaticamente por monitores treinados para o programa. Em grupos, os visitantes como primeira parada a sala, onde serão recebidos virtualmente pela “anfitriã”. Neste primeiro cômodo, a boneca loira vai abordar noções de cidadania, ressaltando que cidadania é algo fundamental no convívio social.
Na segunda parte da visita, as crianças seguem para a cozinha, onde aprenderão conceitos importantes sobre a conservação do meio ambiente. Será realizada uma gincana monitorada, na qual os participantes descobriram formas de separar o lixo reciclável.
Já com o intuito de estimular a leitura, no terceiro cômodo da residência, um contador de histórias interpretará contos da Barbie. As crianças terão disponíveis, neste local, diversos livros infantis. “Este será um momento em que elas poderão se relacionar com os livros e aprenderão que ler é tão gostoso e encantador quanto brincar ou ver televisão”, disse a executiva da Mattel.
Por fim, o último ponto do circuito será a o banheiro. Nele um monitor vai desenvolver, de forma lúdica, conceitos relacionados à higiene e ao consumo consciente. Escovação dos dentes, lavagem das mãos e racionamento de água e luz serão alguns dos temas abordados.
Atividades
Com o intuito de entreter as crianças que aguardam na fila, os organizadores da “Casa da Barbie” vão promover diversas atividades na parte externa da residência. Uma das ações será o “Pinte e Cole”, que vai funcionar como uma oficina de artes, onde os participantes poderão pintar e colar desenhos dos produtos Mercur, Bic e Forani.
Outro momento de distração fica por conta do “Estúdio da Barbie”, que vai permitir que as crianças sejam “clicadas” em frente a um painel que reproduz a moradia da Barbie. As fotos ficam de lembrança para os visitantes.
Além dessas duas atividades, as crianças podem aprender noções de trânsito e cidadania por meio da “Escolinha de Trânsito”, que simula uma situação real do trânsito do dia-a-dia.
Ainda, com o objetivo de distrair as crianças, no sábado (dia 15), às 19h30, um telão será instalado do lado de fora da unidade para projeção do filme da Barbie. A sessão cinematográfica dura, aproximadamente, uma hora.
Programação
Hoje e amanhã (dias 12 e 13)
Dias destinados, exclusivamente, para visitação de escolas cadastras. Atividades: Visita à Casa da Barbie; Pinte e Cole; Escolinha de Trânsito. Horário: das 8h30 às 18h.
Sexta-feira (dia 14)
Aberto a toda comunidade. Atividades: Visita à Casa da Barbie; Pinte e Cole; Escolinha de Trânsito; Estúdio da Barbie. Horário: das 10h às 18h.
Sábado (dia 15)
Aberto a toda comunidade. Atividades: Visita à Casa da Barbie; Pinte e Cole; Escolinha de Trânsito; Estúdio da Barbie; Cine Barbie. Horário: das 10h às 18h; 19h30 exibição do filme, dependendo das condições climáticas.
Domingo (dia 16)
Aberto a toda comunidade. Atividades: Visita à Casa da Barbie; Pinte e Cole; Escolinha de Trânsito; Doação Oficial com a presença da Barbie “ao vivo”. Horário: das 9h às 13h.
(Londrina, 12 de agosto de 2009)
Foto:Luiz Jacobs