Cidade
População pode acessar plano de arborização no site da prefeitura
Disponibilização de serviços por meio do site da Prefeitura tem sido a principal ferramenta de ação do Plano Emergencial de Arborização do município

O Plano Emergencial de Arborização está disponível no site da prefeitura – www.londrina.pr.gov.br . Ao clicar no link do Plano, o cidadão além de encontrar informações, tem disponível os seguintes links: acompanhamento de processos de erradicação, consulta de prestadores de serviço de corte, cuidados no plantio, decreto 416 (que regulamenta os procedimentos para autorização e abate de árvores, sua publicação e controle social, e instituir o cadastro voluntário de prestadores de serviço) e espécies recomendadas.
De acordo com o secretário, Carlos Eduardo Levy, medidas imediatas já estão sendo tomadas, principalmente com o uso do portal da Prefeitura. “Publicamos os pedidos de corte e substituição de árvores da população, estabelecendo quais foram indeferidos e deferidos. Disponibilizamos uma equipe, somente, para fazer a poda em todas as regiões da cidade, dando preferência para as 600 que estão em situação de eminente perigo ao patrimônio público e privado”, relatou.
Outra novidade é a publicação, também por meio do site da Prefeitura de Londrina, dos nomes dos funcionários que prestam o serviço de corte de árvores. “É uma iniciativa para dar agilidade aos trabalhos. Muitas vezes, as pessoas querem o corte, mas a árvore não está em situação de risco. Por isso, a reivindicação é deixada para depois. Então, com esse serviço, via internet, nós informamos ao cidadão quais os profissionais legalizados e de qualidade para realizar o corte, que podem atender a demanda com maior rapidez”, afirmou Levy.
O secretário da Sema explicou que as ações emergenciais são reflexo de reclamações e dúvidas da população referentes ao processo de arborização. “A comunidade alegava que algumas árvores não estavam sendo cortadas. Outras pessoas questionavam se as que estavam sendo cortadas tinham permissão da secretaria. Outra parcela da sociedade queria agilidade no serviço, mas não sabia quem contratar. Então, resolvemos esses problemas com as novas medidas. Com isso, já reduzimos o acúmulo de 2.800 pedidos de corte em atraso na pasta.”
Essas medidas imediatas devem ser tomadas apenas até o final do mês de outubro, quando a Câmara de Vereadores vota a aprovação do Plano de Arborização de Londrina, como projeto de lei. A intenção é que o mesmo seja definitivo e resolva todos os problemas ligados à arborização da cidade. O documento já está sendo estudado pela Sema, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Obras e outras autoridades.
(Londrina, 12 de agosto de 2009)
Foto: Luiz Jacobs