Destaques

Moradores do Cafezal recebem mutirão de serviços municipais

Prefeitura está realizando uma força-tarefa para cuidar de todos os bairros de Londrina e dar mais qualidade de vida para a população

A Prefeitura de Londrina deu início, na manhã desta quinta-feira (8), ao mutirão de serviços “Cuidando da Cidade”, no Conjunto Cafezal.  O prefeito Marcelo Belinati e membros das secretarias e órgãos municipais estiveram da ação que teve como ponto de partida a Praça do Cafezal, que fica ao lado da  Unidade Básica de Saúde do bairro, na Rua Abraham Lincoln, 65, na zona sul.

Na praça, já foram executados alguns trabalhos, como a instalação de lâmpadas de LED e a pintura dos bancos e mesas de concreto. Além disso, os cidadãos poderão ver outras mudanças, como a limpeza e desentupimento de bueiros, pintura de meio-fio, sinalização viária horizontal e dos pontos de ônibus, poda de árvores, roçagem do mato, obras de recape asfáltico e de micropavimentação para tapar os buracos e arrumar o asfalto que hoje está deformado devido ao peso dos veículos que por ali trafegam.

No mutirão, também serão trocadas as lixeiras estragadas e as lâmpadas antigas das principais vias e nos entornos das escolas públicas, praças e Unidade Básica de Saúde pela iluminação de LED, que têm maior poder de iluminação e dão uma sensação de mais segurança. Ao todo, de acordo com dados da Sercomtel Iluminação, devem ser substituídos 350 pontos de iluminação, além dos 70 já instalados.

Foto: Vivian Honorato

De acordo com o prefeito, a intenção é realizar um trabalho de zeladoria pela cidade como um todo, devolvendo aos cidadãos os espaços públicos de lazer e convivência, além de garantir mais segurança e bem-estar a todos. “É um grande trabalho de revitalização da região, para que a gente possa devolver os espaços públicos para a população. São demandas que a população tem há muitos anos e que os mutirões oportunizam a aproximação da Prefeitura com a comunidade, onde a gente ouve as demandas e busca soluções em conjunto, de forma democrática, e pode dar as respostas à comunidade”, disse Marcelo.

Moradora do Cafezal há 42 anos, Silvana Bueno de Souza, explicou que há anos a comunidade não via uma grande movimentação de serviços pelas ruas do bairro, o que deixou a comunidade alegre ao perceber que, por meio do mutirão, o localidade ganhará uma nova cara. “Nós nunca tivemos uma limpeza como essa, por isso hoje a gente está muito feliz por saber que o prefeito olhou para o nosso bairro e para a nossa comunidade. Tudo isso é muito gratificante, porque o Cafezal vai mudar, vai aparecer, vai ser muito mais falado e vai ficar muito mais bonito”, frisou.

Serviços –  Nas próximas semanas, as diversas secretarias e órgãos municipais estarão envolvidos nessa força tarefa que embelezará o Cafezal e o tornará um bairro com maior qualidade de vida para aqueles que ali residem.

Foto: Vivian Honorato

Iluminação de LED – antes do início dos trabalhos, os profissionais da Sercomtel Iluminação já haviam trocado 70 pontos de iluminação espalhados pelo Cafezal. Agora, a intenção é substituir todos os postes com lâmpadas antigas pelas novas de LED das principais vias, em torno de escolas e dos centros de educação infantil públicos e das Unidades Básicas de Saúde. Com isso, serão feitos esforços para a substituição de 420 pontos ao todo.

Com essa alteração, o Município de Londrina substitui as lâmpadas e luminárias antigas, aquelas com tamanhos desproporcionais e mal dimensionadas e as que estão fora do padrão. As novas lâmpadas de LED têm um sistema de telegestão, onde os postes estão adequados à largura e classificação das vias, auxiliando na garantia da uniformidade de distribuição da luz, que é 50% maior, quando comparada às lâmpadas velhas. O LED ajuda a melhorar a reprodução das cores e possui o dobro de durabilidade das lâmpadas convencionais.

Em Londrina, os primeiros bairros a serem 100% iluminados com lâmpadas de LED devem ser o União da Vitória, que tem um o pacote de serviços de modernização luminária, com um total de 565 pontos de iluminação de LED, e o Nova Esperança, bairro vizinho, que terá instalado 350 luminárias novas, chegando juntos a quase 1.000 mil pontos de LEDs. Além desses pontos, o Município trocará também todas as luminárias dos entornos das Unidades Básicas de Saúde e das escolas municipais até o fim deste ano.

“No União da Vitória, a gente sabe que a situação da violência é mais agressiva, então, o prefeito nos incumbiu de fazermos dele o primeiro bairro 100% com iluminação de LED do Paraná. Entre os dois, União da Vitória e o Nova Esperança, teremos em torno de mil pontos, o que muda muito, principalmente, na sensação de segurança”, disse o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kuhl.

Foto: Vivian Honorato

Obras e Pavimentação – A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação está participando dos cuidados no Cafezal, onde será feito um serviço de recuperação e manutenção asfáltica em todos os pontos necessários, e será iniciado o trabalho com o contrato de micropavimentação no bairro, visto que o asfalto construído naquele bairro soma mais de 20 anos.

“Nas vias que estão com condições um pouco melhores, nós faremos uma proteção com micropavimento, para garantirmos uma sobrevida. Além disso, onde for necessário, vamos fazer o recape, tapa-buracos e reperfilamento, para deixarmos em plenas condições de uso”, explicou o secretário de Obras e Pavimentação, João Verçosa.

Os técnicos farão a manutenção das galerias de água pluvial, com trabalhos de desentupimento e reparos, como a substituição de ramais. De acordo com a diarista e moradora do Cafezal, Eva Alves Aguilar, o tapa-buraco e a iluminação, que estão sendo feitos, estão dando mais segurança para os moradores. “Como ando muito de bicicleta e à noite, tinham uns buracos enormes que a gente precisava que tapassem e era escuro. Graças a Deus, foram arrumar os buracos, a iluminação e desentupir os bueiros, que estava transbordando, então, estou muito feliz com isso, porque vai melhorar bastante para a gente”, citou.

SEMA – A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) participa do mutirão com o trabalho da poda de levante das árvores que impedem a dispersão da luz dos postes públicos, a erradicação das árvores condenadas, a retirada de galhos e troncos caídos e a capina e roçagem do mato na praça e nos canteiros centrais que cortam as ruas e avenidas. Os moradores que quiserem também podem requerer doação de mudas de árvores do Viveiro Municipal.

FEL – A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) está ajudando com os trabalhos dos espaços públicos para o lazer, com a revitalização das quadras poliesportivas e dos espaços para atividades físicas, como as academias ao ar livre.

Foto: Vivian Honorato

CMTU – A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) auxilia com a capina e roçagem do mato nas praças, nos canteiros centrais que cortam as ruas e avenidas e nos fundos de vale. Eles trabalham na retirada de entulhos e lixo dos terrenos baldios, por meio do “Bota Fora, jogue limpo com sua cidade”, no desentupimento e desobstrução de bueiros, em conjunto com a SMOP, e estão instalando placas de sinalização sobre a proibição de se jogar lixo nos terrenos vazios.

A recuperação dos pontos de ônibus também está na lista de trabalhos, com a substituição de estruturas com cobertura e banco e outros ganharão calçadas e nova pintura.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o assessor executivo da Prefeitura, Gustavo dos Santos, telefone disponível no N.Com.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, especialista em Comunicação com o Mercado e Mestre em Ciência Política

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos