Destaques

Entregue UBS do Ernani Moura Lima reformada e ampliada

Também foram feitas diversas melhorias ao redor da UBS, como a sinalização das ruas, poda de árvores, construção de rampas e a colocação de 37 luminárias de LED.

A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Ernani Moura Lima passou 32 anos sem reforma. Nesta sexta-feira, ela foi reaberta com diversas melhorias para atender com mais conforto os cerca de 9 mil usuários do local, além de oferecer condições de trabalho melhores para os servidores. O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, participaram da reinauguração da unidade Dom Hélder Câmara, que fica na Rua Gerônimo Máximo, 30.

A Unidade foi inaugurada em 1987 e contava com 168,12 metros quadrados de área construída. Agora, o local  também foi ampliado, passando a contar com 273,68 metros quadrados. Ao todo foram investidos R$ 270.478,08 e a empresa que executou os serviços, vendedora do processo licitatório, foi a Construtora Regioli.

Foto: Vivian Honorato

No local foram construídos dois consultórios, farmácia, recepção, sanitários e sala de coordenação. Também foi feita a troca do piso interno e melhorias no piso externo, calçada e acessos; recuperação dos ambientes existentes na UBSs com pintura de paredes, revisão e recuperação das esquadrias metálicas, substituição de vidros, melhoria nas instalações hidráulicas, troca dos rufos, calhas e telhado, bem como na comunicação visual, recuperação do abrigo de resíduos e inserção de condições de acessibilidade.

Foto: Vivian Honorato

O prefeito Marcelo Belinati lembrou que além da reforma e ampliação foi feita a troca de móveis e equipamentos, devolvendo o espaço à população de forma adequada e dando mais condições de trabalho aos profissionais. “Esse é o décimo posto de saúde que  entregamos todo reformado. Além disso, fizemos toda a revitalização da área do entorno da unidade, trazendo mais segurança e qualidade de vida para a população da região”, disse.

O secretário de Saúde, Felippe Machado, enfatizou que a unidade não passava por manutenções há mais de 20 anos. “Agora a comunidade poderá ser atendida com mais qualidade e os servidores terão um local de trabalho mais adequado. O prefeito trata a saúde como prioridade em Londrina e está reconstruindo todo o sistema público de saúde do município. Também estamos finalizando um processo de contratação de mais de 100 médicos para a Atenção Primária e essa será uma das unidades completadas com mais profissionais. Atualmente, ela conta com dois médicos da Saúde da Família e um pediatra que atende duas vezes por semana”, afirmou.

Foto: Vivian Honorato

Diversos atendimentos são realizados na UBS do Ernani Moura Lima, como de pediatria e de clínico geral. O local também oferece serviços como: exames laboratoriais, coleta de preventivos para câncer de colo de útero, solicitações de mamografia, puericultura compartilhada, fornecimento de medicamentos, visitas domiciliares e vacinação. Na unidade, a comunidade também participa de grupos de saúde, coordenados pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB), que conta com profissionais de psicologia, educação física, fisioterapia, farmácia e nutrição.

Foto: Vivian Honorato

A coordenadora da UBS, Marisa Bicalho Figueiredo Machado, agradeceu ao prefeito e toda equipe da prefeitura que trabalhou na reforma e ampliação da unidade. “É uma alegria, pois poderemos acolher melhor a Atenção Básica da Saúde. Fomos contemplados com diversos benefícios, desde uma infraestrutura singular, até a revitalização do espaço ao redor. Estamos muito satisfeitos e agradecidos por esta conquista”, frisou.

A presidente da Associação de Moradores do bairro, Amália Barbosa, também agradeceu a equipe da prefeitura pelo trabalho realizado, em nome da comunidade local. “Foi feito um lindo trabalho aqui, que eu acompanhei de perto. Fico até emocionada porque eu moro no bairro há 38 anos e eu nunca vi o Ernani tão bem cuidado, limpo, bem iluminado e revitalizado”, salientou.

A reforma e ampliação da unidade faz parte do Programa de Reestruturação da Saúde Pública Municipal, que está sendo executado desde o início da gestão do prefeito Marcelo Belinati. Este ano, já foram entregues as reformas das UBSs do Alvorada, Centro Social Urbano (CSU), Vila Casoni e Carnascialli. Outras sete unidades prosseguem em recuperação: Piza, Maria Cecília, Paiquerê, Lerroville, João Paz, Ideal, Warta, e a do Santa Rita está em construção. Em 2018 foi entregue a reforma da UBS do Jardim do Sol e, em 2017, das unidades do Jardim Panissa/Maracanã, do Selva e do Parque das Indústrias.

O Programa de Reestruturação também contempla a reforma e ampliação da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, já em curso; do Pronto Atendimento Infantil (PAI); além da construção da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Centro Especializado de Reabilitação (CER), para atender pessoas com deficiência; implantação do Prontuário Eletrônico e do Cartão Saúde Cidadão; contratação de médicos; a implantação do Centro de Referência em Atendimento a Pediatria e Ginecologia, entre outras melhorias.

Foto: Vivian Honorato

Revitalização – Além da reforma e ampliação da unidade de saúde, a prefeitura executou diversas melhorias ao redor da UBS, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Sercomtel Iluminação e secretarias municipais do Ambiente e Obras e Pavimentação. Dentre elas a sinalização viária das ruas: Leontina da Conceição Gaion; Antonio Gomes Santiago; Gerônimo Máximo; João da Silva Godoy e Maurílio Mazzer; a correção no asfalto da Rua Augusto Pereira Tolentino; poda de galhos e árvores condenados; plantio de flores; colocação de bancos, pintura de mobiliários, meio-fio, construção de calçadas, rampas de acessibilidade; e a troca de 37 pontos de iluminação por lâmpadas de LED, mais duráveis, econômicas e que conferem maior luminosidade.

Também estiveram presentes na solenidade de entrega, o vice-prefeito João Mendonça; os vereadores João Martins, Jamil Janene, Péricles Deliberador, José Roque Neto e Guilherme Belinati; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Londrina, Luiz Soares Koury; representando a 17ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, Ricardo de Oliveira; além do secretariado, servidores e a comunidade local.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9430.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista Prefeitura Municipal de Londrina

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos