Cidadão

Aulas do projeto Cultivando Cidadania começam nesta quinta-feira

Intenção é que mulheres aprendam as técnicas de cultivo, plantio e venda de mudas ornamentais, além de plantas medicinais

Nesta quinta-feira (15), das 8h30 às 11h30, será realizada a primeira aula do projeto Cultivando Cidadania, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA). A primeira atividade do projeto será na Casa da Mulher, que fica na Rua Valparaíso esquina com Avenida Higienópolis.

A aula que dá início ao curso será com a advogada da SMPM e assessora de políticas públicas para mulheres, da SMPM, Liange Doy. Ela apresentará as políticas que o Município vem desenvolvendo, assim como os direitos das mulheres e a Lei Maria da Penha. Após o encontro teórico, as mulheres partirão para as aulas práticas, que acontecerão nas terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30, na sede do Viveiro Municipal, que fica no Parque Municipal João Milanez (antiga Fazenda Refúgio), localizado na Avenida Europa s/n, no Jardim Vale Azul.

Ao todo, 20 mulheres se inscreveram no projeto, que visa ensinar desde o plantio e cultivo de plantas ornamentais e medicinais até a comercialização das mesmas. A intenção da Secretaria de Políticas para as Mulheres é criar novas oportunidades para as londrinenses, de forma que elas consigam adentrar em novos nichos de trabalho e sair da situação de vulnerabilidade que algumas vivem.

Foto: Jenifer de Paula

“Neste curso, vamos oportunizar o desenvolvimento das habilidades das mulheres e capacitá-las para o manejo das flores e plantas, e levaremos o conhecimento sobre empreendedorismo, para que, dessa forma, elas possam conhecer todas as etapas desse processo e consigam obter uma forma de complementação de renda”, disse a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura.

Aulas- Ao todo, o programa prevê, 10 encontros, sendo dois deles teóricos e oito práticos. No primeiro e no último dia, as participantes vão receber aulas teóricas e nos oito restantes terão aulas práticas.

Um técnico da SEMA ensinará as formas corretas para o plantio e o cultivo de diversas plantas. Será falado sobre as sementes e as mudas que podem ser produzidas em cada estação do ano, para que haja um plantio constante; as condições climáticas necessárias; as diferenças entre as espécies cultivadas; a importância do solo correto, com sais minerais adequados, da sombra, da luz e da irrigação na proporção certa e a necessidade ou não de estufas. Para isso, será utilizado o espaço do Viveiro Municipal, assim como as sementes e as mudas do mesmo.

A última aula desta primeira turma está marcada para o dia 17 de setembro, na sede da Casa da Mulher. Ali, o projeto finalizará as atividades com a palestra sobre empreendedorismo.

Inscrições para as próximas turmas – A SMPM está com as inscrições abertas para as duas próximas turmas do projeto Cultivando Cidadania. A segunda turma terá aulas de 19 de setembro até o dia 22 de outubro, sendo que, até o momento, 10 mulheres estão inscritas e restam ainda tem 10 vagas. A terceira turma, que terá aulas a partir do dia 24 de outubro, também está recebendo inscrições das interessadas.

As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Casa da Mulher, pelo (43) 3378-0111 ou pelo (43) 3378-0112. Não é preciso pagar nada pela inscrição e nem pelo curso, pois ambos são gratuitos.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, pelo 3378-0114.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, especialista em Comunicação com o Mercado e Mestre em Ciência Política

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos