Cidadão

Saúde reforça orientações de combate à dengue

Boletim atualizado sobre a situação da dengue em Londrina foi divulgado, na tarde desta quinta-feira (15)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta a importância de manter as ações de combate ao Aedes agypti, a fim de prevenir a proliferação do vetor causador de diversas doenças, entre elas a dengue. O boletim sobre a situação epidemiológica do município, divulgado na tarde de hoje (15), pela diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Sônia Fernandes, aponta que a cidade registra 2.798 casos confirmados de dengue.

Ao todo, do início do ano até agora, foram registradas 13.135 notificações relacionadas à doença, das quais 7.820 foram descartadas e 2.517 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais. De acordo com Sônia, o vírus da dengue continua circulando e assim que o tempo esquentar, os casos devem aumentar. “A Secretaria de Saúde continua realizando as ações nos bairros mais infestados, apontados no último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), com a meta de não deixar nenhum imóvel sem receber a vistoria dos agentes. Também estamos fazendo um trabalho educativo com as cooperativas de reciclagem, a fim de orientar os trabalhadores para que eles possam ajudar no combate ao Aedes”, afirmou.

Para a população, a SMS orienta que sejam feitas vistorias nas casas e quintais, pelo menos uma vez por semana, observando os objetos que podem acumular água. “Atenção aos recipientes de água dos animais, que devem ser lavados com água e sabão pelo menos uma vez por semana, assim como os coletores dos vasos. Outra orientação é que as pessoas analisem a possibilidade de colocação de telas nas janelas e portas, além de fazer uso de repelente diariamente, pois são medidas preventivas eficazes”, enfatizou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, no 3372-9479.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista Prefeitura Municipal de Londrina

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos