Destaques

Londrina comemora aniversário do Programa Economia Solidária

Ação visa estimular a conscientização das famílias para o trabalho de suas potencialidades

Na manhã desta quarta-feira (21), a comunidade pôde participar da festa de aniversário organizada para o Programa Municipal de Economia Solidária (ECOSOL), que completou 14 anos em Londrina. Para comemorar o dia especial foi realizada uma solenidade com sorteio de produtos comercializados no local.

Foto: Vivian Honorato

Para a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, o programa ajuda no desenvolvimento social e econômico das pessoas que mais precisam, além de estimular o fortalecimento de cidadãos críticos e atentos aos seus direitos. “A economia solidária tem como pilares a construção coletiva e solidária, mas também  tem um papel muito maior na sociedade que é o da conscientização individual, da educação não formal, permitindo que as pessoas que estão à margem da sociedade possam se conscientizar de seu papel social. É o resgate da cidadania”, frisou.

Estavam à venda os produtos perenes como artesanatos, elementos para decoração, roupas, enfeites, tapetes, brinquedos, bolachas e chocolates, entre outros. Além disso, aqueles que participaram puderam desfrutar de salgadinhos e bolo e do sorteio de brindes junto com os integrantes dos grupos de empreendimentos.

O objetivo foi celebrar o andamento e o fortalecimento do projeto durante o decorrer dos anos. Isso porque, ele oferece uma opção a mais de produtos para os londrinenses e oportuniza um espaço de comercialização para os empreendedores solidários. O foco principal do programa é apoiar as iniciativas coletivas de geração de trabalho e renda, unindo um conjunto de atividades econômicas, que vão desde a produção, distribuição, consumo até as finanças.

Para a diretoria de Proteção Social Básica, Maysa Regina Procópio Utiamada, comemorar os 14 anos desse programa social no município é um avanço frente às mudanças sociais pelas quais o mundo tem passado. “Numa sociedade onde existe a exploração da mão de obra visando o capital e o lucro, encontra-se aqui um local com solidadriedade, respeito à natureza, com acompanhamento e o aprimoramento dos trabalhos feitos pelas entidades e uma oportunidade para as famílias desenvolverem e trabalharem suas potencialidades”, destacou.

A empreendedora Cleide Oberle explicou que aprendeu a fazer crochê aos 10 anos de idade e nunca imaginou trabalhar com essa arte, mas hoje conta com ela para ajudar na renda da família. “Estou há três anos e oito meses no ECOSOL e está dando muito certo. Hoje o crochê faz parte da minha vida financeira, mas há uns 4 anos eu nem imaginava isso. Foi quando vim no programa conhecer e formei junto com as minhas irmãs, o nosso empreendimento e estamos muito felizes”, contou.

Já o representante da instituição Pequena Missão para Surdos, Paulo de Aguiar, agradeceu a oportunidade de ser parceiro do programa municipal. “Somos muito gratos por fazer parte dessa parceria com a Prefeitura de Londrina. Vamos completar um ano em conjunto, mas esperamos continuar com ela, porque o ECOSOL é fundamental para a nossa cidade”, ressaltou.

Segundo o gerente de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rodrigo Zambon, a expectativa era que em torno de 50 pessoas participassem das comemorações, mas estiveram presentes quase 100 pessoas.

Foto: Vivian Honorato

ECOSOL – O Programa Municipal de Economia Solidária (ECOSOL) integra as políticas públicas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), sendo que os trabalhadores envolvidos fazem a autogestão de seus negócios e cooperam entre si. Dessa maneira, é possível adentrar no mercado de trabalho, colocando em prática habilidades pessoais que, muitas vezes, estavam esquecidas.

Atualmente, há cerca de 300 produtos que variam entre R$ 5,00 a R$ 150,00. Eles podem ser adquiridos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Avenida Rio de Janeiro, 1.278, esquina com a Avenida Juscelino Kubitscheck. Atualmente, compõem o programa 38 empreendimentos econômicos solidários, que somam a participação de 98 pessoas, atuando nas áreas de vestuário, souvenir, artesanato, decoração, alimentação, brinquedos pedagógicos, entre outros.

O Programa foi implantado em 2005, criado pela lei municipal nº 10.523 de 28 de agosto de 2008 e regulamentado pelo Decreto nº 1052 de 23 de dezembro de 2008. Constitui-se como uma ação intersetorial da Prefeitura de Londrina, coordenado pela Gerência de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a instituição Pequena Missão para Surdos, e conta com a participação de diversas outras áreas como Ambiente, Educação, Idoso, Mulher, Saúde, Cultura, entre outras.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali, pelo telefone 3378-0025.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos