Deputado da província de Hokkaido visita a Prefeitura de Londrina
Comitiva foi recebida pelo prefeito Marcelo Belinati; encontro tratou de possível parceria do município com a capital Sapporu

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu nesta segunda-feira (26), em seu gabinete, a visita do deputado Kazuhito Yamada juntamente com o professor universitário Shibata Tsutomu. Ambos são da cidade japonesa de Sapporu, capital da província de Hokkaido, e vieram até a Prefeitura acompanhados do casal Atsushi e Kimiko Yoshii, empresários de Londrina.
Durante o encontro, Marcelo contou aos visitantes sobre sua viagem ao Japão, que ocorreu em 2017, a convite de Nishinomiya, cidade coirmã de Londrina. “Pude visitar cidades das províncias de Okinawa e Hyogo, e fiquei extremamente impressionado com o país. A população japonesa tem uma cultura muito respeitosa, e isso me admirou muito. Agradeço a mensagem enviada pelo governo de Hokkaido e me comprometo, em uma próxima oportunidade, a ir até essa província para conhecê-la”, afirmou.

O deputado Yamada afirmou que veio até Londrina influenciado pelo professor Tsutomu, que já conhecia a cidade há muitos anos, tendo feito sua primeira viagem há cerca de 30 anos. “Viemos pelas comemorações dos 100 anos da imigração da província japonesa de Hokkaido para o Brasil, passamos por algumas capitais como São Paulo e Brasília, e hoje chegamos em Londrina. Estou bem surpreendido, e confesso que gostei muito da cidade. Tenho a expectativa de contribuir para que haja um intercâmbio e troca de conhecimento entre o Brasil e Hokkaido, e Londrina precisa participar disso”, frisou.
Sobre a capital Sapporo, Yamada destacou que possui um clima extremamente frio, com neve na maior parte do ano. “Temos foco no turismo, e a cidade sedia o maior Festival de Inverno do país, famoso internacionalmente. São dois milhões de habitantes na capital, mas o número de pessoas dobra durante o festival, com a vinda de turistas. E vejo aqui a oportunidade de firmarmos parcerias com cidades de clima oposto, tropical, sendo que Londrina é uma delas”, reforçou.
Ao final da visita, o prefeito Marcelo e o deputado trocaram presentes. O encontro contou também com a participação do chefe de Gabinete da Prefeitura, Tadeu Felismino.