Alunos do CEPAS participam de atividade no Jardim Botânico
Ação é conduzida pela equipe de Endemias e visa formar multiplicadores na preservação do meio ambiente

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação do Controle de Endemias, em parceria com o Centro Esperança por Amor Social (CEPAS), realizará uma caminhada educativa, nesta quinta-feira (29), das 9h às 11h, no Jardim Botânico, localizado na Avenida dos Expedicionários, 200, no Residencial Vivendas do Arvoredo. A ação faz parte de um projeto de preservação do meio ambiente promovido pela SMS.
Cerca de 30 alunos do CEPAS, com idades entre 10 e 16 anos, irão aprender na prática a identificar, durante o passeio, os objetos que podem se tornar criadouros de mosquitos que transmitem doenças e irão recolher esses materiais da natureza. Eles também farão um trabalho de conscientização, abordando os visitantes que estiverem no local para passar orientações e entregar panfletos sobre o tema. “É muito interessante desenvolver esse trabalho com esse grupo pois eles são o futuro e o planeta depende deles”, afirmou a educadora de Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos.
A atividade é complementar a uma aula teórica realizada no dia 16, na sede do Centro, onde foram apresentados de forma lúdica aos adolescentes o ciclo do Aedes aegypti e os tipos de objetos que acumulam água. Lucimara ressaltou que a ação visa formar multiplicadores na preservação do meio ambiente e espera que os alunos levem o conhecimento adquirido para casa, repassando para seus pais, amigos e familiares.
A educadora ainda disse que em outro momento o mesmo grupo fará uma visita a uma cooperativa para ver o que acontece com o lixo que foi retirado da natureza. “O intuito é que eles aprendam o que é feito com esses materiais por meio da reciclagem, que dá o destino correto. Eles vão entender que certos objetos podem servir de matéria prima para outras coisas, como a caixa de leite que se transforma em cobertura para casas, por exemplo. É muito gratificante ver o que é feito e isso agrega ainda mais valor nas ações de preservação”, afirmou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Vigilância Ambiental, Diana da Silva Martins, no telefone 3372-9427.
Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com