Cidade
Secretária da Mulher representa Londrina em Fórum Nacional
O encontro, que será realizado em Brasília de 31 de agosto a 2 de setembro, vai discutir as políticas públicas para as mulheres
A secretária municipal da Mulher, Sueli Galhardi, vai representar Londrina no Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para Mulheres, a ser realizado de 31 de agosto a 2 de setembro, em Brasília. No encontro, será apresentado, em nível nacional, o plano e estratégias desenvolvidas pelo município na construção da política pública para as mulheres.O Fórum Nacional, subsidiado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, será dividido em dois encontros: o de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres e o de Deputadas e Senadoras. A secretária será a gestora municipal, representando Londrina, no painel “II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres: estratégias para a estadualização e municipalização”.
Londrina é referência nacional no que se refere à política para mulheres, uma vez que foi a primeira cidade do Brasil a criar uma Secretaria especializada na área. O município, por meio da Secretaria da Mulher, desempenha campanhas de mobilização para a implantação de uma vara especializada Maria da Penha. A cidade já possui o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM) e a Casa Abrigo Canto de Dália para atendimento da mulher em situação de violência.
A secretária explicou a construção, na cultura da sociedade brasileira, de uma idéia de submissão da mulher em relação ao homem, e que agora o poder feminino está na busca de igualdade, acesso aos direitos universais, de educação, saúde, justiça social e outros. “O plano nacional está articulado com outras políticas públicas e compreende vários eixos de discussão em prol da cidadania da mulher, da diminuição das desigualdades e garantia de seus direitos. A existência de uma Secretaria destinada às mulheres traz benefícios para todos, e não só para elas”, explicou.
Contudo, segundo Sueli, a Secretaria já passou por vários momentos de vulnerabilidade. Ela enfatizou, ainda, que a participação no Fórum vai mostrar o quão significativo é o órgão junto ao poder público. “Através do Fórum Nacional estaremos fortalecendo a política pública para mulheres em Londrina. O prefeito Barbosa Neto assumiu o compromisso de ampliar as ações da secretaria, assim como potencializar e resgatar as organizações comunitárias femininas locais”, completou.
(Londrina, 28 de agosto de 2009)
Foto: Luiz Jacobs




