Técnico da Fundação ABRINQ visita Londrina na segunda-feira
Município participa de programa nacional que visa aprimorar as práticas em prol das crianças e adolescentes

Para conhecer os serviços municipais e as políticas públicas que estão em execução em Londrina, em prol das crianças e dos adolescentes, na próxima segunda-feira (2), às 10 horas, o Município receberá a visita do técnico da Fundação ABRINQ que supervisiona o Programa Prefeito Amigo da Criança no Estado do Paraná, Carlos de Medeiros Delcídio. O encontro será no auditório da sede administrativa da Prefeitura, na Avenida Duque de Caxias, 635.
Na oportunidade, o técnico da fundação apresentará as diretrizes gerais do programa, as estratégias e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para os secretários municipais de Londrina. Já no período da tarde, das 13h30 às 15h, haverá uma reunião, no gabinete do prefeito, com os membros do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA). Na sequência, será com os membros dos conselhos tutelares de Londrina e, finalizando o dia, com os integrantes do Grupo de Trabalho (GT) do programa na Prefeitura de Londrina.
Na terça-feira (3), às 9 horas, haverá uma visita guiada pela Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, localizada na Rua Jacob Bartolomeu Minatti, 350. Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde apresentarão os índices de mortalidade materno e infantil do município.
No mesmo dia, serão apresentados os serviços dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Às 15h30, terá início uma reunião de avaliação da visita e a apresentação dos próximos passos do programa em Londrina, com a participação do GT municipal, secretários e o articulador no município e chefe de gabinete, Tadeu Felismino.
O objetivo da visita é conhecer a realidade do município e ajudar no direcionamento dos trabalhos e das políticas públicas, para que a cidade possa avançar no alinhamento estratégico do Plano Municipal para a Infância e a Adolescência (PMIA), dos conselhos municipais e dos conselhos tutelares.
Com a participação no Programa Prefeito Amigo da Criança, os brasileiros recebem orientações dos técnicos da Fundação Abrinq durante quatro anos. A intenção é que todos estejam preparados para desenvolverem políticas públicas planejadas, participativas, intersetoriais e sustentáveis. Para isso, os membros das comissões recebem mais informações sobre o planejamento da alocação orçamentária, qualificação das políticas de atendimento à primeira infância, fortalecimento e integração de órgãos públicos do poder executivo, legislativo e judiciário, assim como dos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Conselhos Tutelares e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora de informações da CMAA, Renata Vieira Duarte, pelo 99992-9190.