Cidadão

Vila Cultural oferece oficina com produtos integrais

O intuito é estimular na população melhores hábitos alimentares, bem como promover a reflexão acerca dos benefícios adquiridos pelo uso de produtos não convencionais


A Vila Cultural Brasil proporciona aos adeptos ou não dos produtos integrais, uma oficina de culinária apenas com a utilização destes. O momento será realizado neste sábado, das 9h às 14h, na própria Vila, localizada na rua Uruguai, 1656. A responsável por ministrar o curso é a professora Sirlene Matias e para participar é preciso fazer inscrição com ela ou na sede, pelos números 3344-1027 ou 3324-8056, respectivamente. O investimento é de R$ 15,00 e cada participante deverá levar, ainda, farinha integral e um pacotinho de linhaça, além dos objetos para uso pessoal, como touca, luvas e avental.
Destinado a crianças acima de 10 anos, homens e mulheres, jovens e idosos, a oficina de culinária pretende incentivar a população a utilizar os produtos não convencionais, como os integrais. Segundo a professora, esses ingredientes alternativos são de grande valor nutricional, além de serem ricos em fibras, o que traz diversos benefícios para o funcionamento do organismo. “Diferente do que muita gente pensa, os produtos integrais têm sabor, melhoram a textura da pele, atuam muito melhor no processo de digestão e oferecem, principalmente, uma alimentação bem mais saudável”, explicou.
Na oficina serão ensinados como fazer bolo integral e esfirra fechada, além de dicas sobre recheios e coberturas. “É importante incentivar o consumo de folhas, legumes, queijos e derivados, ao invés da carne, que é mais pesada. Podemos fazer diferentes recheios com pequenas combinações, dá pra fazer pizza e macarrão com uma mesma massa. Os produtos integrais dão essas opções de inovar sem perder a qualidade e o sabor”, enfatizou Sirlene. No final do momento, os participantes participarão da degustação dos alimentos.
Além de estimular hábitos alimentares mais balanceados e saudáveis, o curso vai mostrar as oportunidades de comercializar os alimentos produzidos com ingredientes integrais, bem como vai abordar a culinária como forma de distração e capacitação de pessoas idosas. “Quando você aprende e leva pra frente a idéia, é possível lucrar com esses produtos. Exemplo disso são as pessoas da Associação dos Deficientes Físicos de Londrina (Adefil), que levam a sério essa produção e conseguem bons ganhos”, observou a professora de culinária.
A Vila Cultural Brasil faz parte do Projeto Vilas Culturais, do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina.
(Londrina, 15 de setembro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos