Cidadão
“Caravana 80 anos” integra calendário dos 75 anos de Londrina
Será realizada uma apresentação teatral, lançamento de livros e exposição de documentos em referência ao dia do pioneiro; as atrações ocorrem nesta sexta e são gratuitas

Dentre os destaques comemorativos de sexta, está a apresentação teatral “A Caravana Pioneira”, que será encenada por 14 atores/atrizes da Escola Municipal de Teatro da Funcart.
Além do grupo, uma comitiva com cerca de oito pessoas da zona rural também atuará com a exibição de animais, como mulas e burros, que farão referência aos animais utilizados há 80 anos, pelos pioneiros. Será representada a chegada da 1ª caravana da Companhia de Terras do Paraná, abordando todos os fatos históricos do desbravamento do município, que ocorreu no dia 21 de agosto de 1929.
A peça dura, aproximadamente, 40 minutos e já está sendo ensaiada há dois meses pelo

A presidente da ASAM, Ignes Dequech Alvares, relatou que a peça é uma maneira de contar um pouco da história da cidade de uma maneira mais lúdica. “É conhecer Londrina sem precisar recorrer aos livros”, destacou. Segundo ela, uma estrutura planejada será montada no local, para que o espetáculo seja um dos melhores. “Nos preocupamos em qualificar a segurança, a iluminação, os assentos. Tudo para que a comunidade tenha uma apresentação digna. Agora, fica o convite para que todos compareçam”, comentou Ignes.
Além da peça teatral, a “Caravana 80 Anos” também oferecerá a população londrinense uma exposição de acervo documental e fotográfico particular de George Craig Smith, que chefiou a 1ª caravana pioneira que chegou à divisa das terras virgens, local, hoje denominado Marco Zero. Os arquivos de “Londrina sob o olhar de George Craig Smith” serão exibidos, a partir das 17h, no Museu Histórico de Londrina – rua Benjamin Constant, n° 900, Centro.
“Será mostrado o nascimento do mais importante plano de colonização do Brasil e, talvez, um dos mais bem planejados e executados em todo mundo. Logo após, por volta das 18h30, também haverá o lançamento de livros que contam mais sobre a história de Londrina. Então, são atrações para interar a comunidade da história da cidade”, afirmou a presidente da ASAM. Os livros lançados serão: “Certidões de Nascimento da História: o surgimento de municípios no eixo Londrina – Maringá”, de Paulo César Boni; e “Mini Atlas da Colônia Internacional” de Humberto Yamaki.
Na avaliação da diretora de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Katja Vignard Rosez, as atrações da “Caravana 80 anos” são muito importantes para que sejam resgatadas as ações do passado e para que a história do município seja democratizada. “Será recuperado tudo o que Londrina tem de bom. E isso é fundamental para que os londrinenses continuem escrevendo a história daqui”, finalizou.
Katja faz parte do Comitê de Organização da Comemoração dos 75 anos de Londrina, criado pelo prefeito Barbosa Neto. As metas do grupo são: estimular que as entidades, associações e instituições privadas de Londrina utilizem o selo comemorativo e trabalhar na organização e realização de eventos da Prefeitura para a comunidade.
(Londrina, 15 de setembro de 2009)
Reproduções fotográficas: Luiz Jacobs