Cidadão

Guardas municipais iniciam capacitação para atuarem no trânsito de Londrina

Curso, organizado pela Defesa Social e CMTU, vai garantir a capacitação de 20 guardas municipais para atuarem com agentes de trânsito

Iniciou na manhã de ontem, segunda-feira (9), o curso da formação de “Agente de Trânsito” para a primeira turma de guardas municipais. Ao todo, 20 servidores estiveram presentes e receberam instruções de como seria o decorrer das aulas teóricas e práticas. Inicialmente as aulas acontecerão no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), na região central.

Foto: Bruno Amaral

Serão seis semanas de aula com carga horária total de 200 horas.  O curso será desenvolvido em atendimento ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e à portaria 94/2017 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que regula o curso de formação.

O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, ressaltou que os guardas serão o reforço em fiscalizações na cidade. “A ação vai trazer de forma mais efetiva a presença da fiscalização de trânsito nas ruas.  Os agentes poderão atender em momentos em que a CMTU não estiver de serviço. Porque a GM atua no patrulhamento da cidade todos os dias, ininterruptamente”, disse. Ele ressaltou ainda que as atribuições de trânsito sempre serão da Diretoria de Trânsito da CMTU, sob responsabilidade do Diretor de Trânsito.

Para  o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, um dos focos principais do curso é a formação de como cada agente deve lidar com o cidadão. “O atendimento que a guarda presta hoje à sociedade, com zelo e qualidade, inclusive, é diferente de lidar com o trânsito. São pessoas que têm seu cotidiano, trabalhadores na sua maioria, e que às vezes comete alguma infração que dada sua natureza foi classificada não como crime, mas como infração de trânsito”, explicou.

Na ementa constam as disciplinas de legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, ética e cidadania, psicologia aplicada, papel educador do agente, língua portuguesa entre outras. A capacitação é organizada pelo Centro de Formação da Guarda Municipal e pelos agentes da Coordenação de Trânsito da Diretoria de Trânsito da CMTU.

Também estiveram presentes na solenidade, o Coordenador de Educação da CMTU,  Carlos Eduardo Ribeiro; o presidente Câmara Municipal Ailton Nantes; o diretor de trânsito de Cambé, Fausto Anami e os membros da diretoria operacional da Guarda Municipal de Londrina.

Texto e foto: Bruno Amaral

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos