10ª Semana Municipal do Trânsito começa com blitz educativa
Além desta, diversas outras atividades ainda serão realizadas até o dia 25 deste mês; a novidade fica por conta da instalação de novas placas de sinalização e de palestras educativas
Da Redação
n.com@sercomtel.cm.br
Diminuir o número de acidentes e vítimas de trânsito, bem como mudar a cultura dos motoristas e pedestres. Estas são as principais metas da 10ª Semana Municipal do Trânsito, que foi lançada, durante esta manhã (dia 18) na rua Professor João Cândido com avenida Paraná, em frente às Lojas Americanas, no Calçadão. A ação contou com a realização de uma blitz educativa, distribuição de 30 mil panfletos e camisetas. Além dessas, ainda foram produzidas faixas e propagandas educativas para serem veiculadas na TV e no rádio.
Agora, até a próxima sexta-feira (dia 25), diversas outras atividades serão realizadas com o intuito de melhorar a fluidez no trânsito londrinense. “Contudo queremos reforçar que, embora a semana acabe dia 25, a campanha de conscientização no trânsito vai ser permanente. Queremos despertar uma mudança de comportamento”, ressaltou o diretor de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), major Sérgio Dalbem.
Segundo ele, a campanha “Pé na Faixa – Atitude depende do primeiro passo” ganhou este nome devido à importância que o uso correto da faixa de pedestre tem num sistema de trânsito. “Hoje possuímos um alto número de ocorrências relacionadas à travessia do pedestre. Agora mesmo, enquanto fazíamos a entrega dos panfletos, duas pessoas passaram e disseram que tínhamos que tirar os pedestres da rua. Isso é um absurdo. A comunidade tem que aprender a valorizar a família e a vida e não o carro”, estabeleceu.
Dalbem aproveitou para explicar o sistema que vai começar a vigorar até o final da 10ª Semana Municipal do Trânsito. “Vamos instalar placas de sinalização em diversos cruzamentos da cidade em que não haja semáforos, para que os motoristas saibam que devem reduzir a velocidade se houver algum pedestre para atravessar. Ao pedestre resta atravessar sempre na faixa e não circular entre os veículos”, relatou.
De acordo com a relações públicas da CMTU, Juliana Barbosa, além da instalação da nova sinalização, outra ação também merece destaque. A iniciativa refere-se a uma comunicação educativa dirigida para as pessoas que trabalham no trânsito diariamente. O trabalho é realizado pela Companhia, Escola de Trânsito e Polícia Rodoviária, em pareceria com os sindicatos desses trabalhadores.
“Ontem nós dirigimos uma palestra de conscientização no trânsito com a classe dos motoristas de vans do município. Pedimos para que eles comecem a prestar mais atenção nos cruzamentos e dêem preferência aos pedestres”, explicou. Juliana ainda relatou que o mesmo procedimento ainda será realizado com os mototaxistas, taxistas e motoristas do transporte coletivo.
“Passamos as mesmas orientações para que o Sindicado dos Taxistas e a Associação dos Mototaxistas de Londrina orientem os trabalhadores. Já nesta segunda-feira, 78 pontos de táxis serão visitados para divulgação das informações. Na quarta (dia 23) é a vez de 60 centrais de mototáxis e dos funcionários da Transporte Coletivo Grande Londrina (TCGL) receberem as orientações”, relatou. Na avaliação dela, esta divulgação ampla é uma ferramenta fundamental para o sucesso da campanha. “Temos que envolver todos nessa ação de valor a vida.”
Para o promotor de Saúde Pública do Ministério Público, Paulo Tavares, o respeito pela faixa de pedestre é o básico para que se tenha um trânsito mais seguro. “É o primeiro passo para que o trânsito funcione. Todos têm que respeitar e aderir a essa campanha. É logico que tem que ser permanente, se não todos saem perdendo. Os números de ocorrências de trânsito, que atualmente são muito altos, têm que diminuir”, afirmou.
O vice-prefeito de Londrina, José Joaquim Ribeiro, concorda com as declarações de Tavares, ao acreditar que a campanha deve ser permanente e que ela deve contar com a colaboração de toda a sociedade. “Não adianta apenas haver punição. O fundamental é ter educação, conscientização no trânsito. As pessoas têm que saber que esses fatores influenciam a vida de todos. Por isso, é algo que a população deve abraçar e exercer para sempre”, finalizou.
A 10ª Semana Municipal do Trânsito é promovida por diversos órgãos da Prefeitura de Londrina, em parceria com o Ministério Público, Polícia Militar, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e sociedade civil. A próxima blitz educativa já ocorre amanhã (dia 20) nas avenidas Higienópolis e JK. A programação completa da semana está disponível no site oficial da Prefeitura: www.londrina.pr.gov.br.
(Londrina, 18 de setembro de 2009)
Foto:Luiz Jacobs