Cidade
Procon orienta consumidores sobre greve dos Correios
Empresas devem disponibilizar outras formas de pagamento de contas; clientes também têm responsabilidade em procurar outros meios
Diante do grande número de dúvidas levantadas pelos consumidores devido à greve da Empresa de Correios e Telégrafos, desde a última quarta-feira, dia 16, o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Londrina), orienta sobre o pagamento de contas durante a paralisação dos serviços prestados pela ECT.
Segundo o coordenador do Procon, Marco Cito, as empresas devem disponibilizar outros meios para o pagamento de contas. “É importante que os fornecedores disponham de outros canais para que seus clientes possam pagar suas contas em dia”, explicou o coordenador.
Mas Cito lembrou que os consumidores também têm responsabilidade sobre o pagamento. “O cliente tem conhecimento de sua dívida com a empresa, portanto, ao constatar o não recebimento da fatura por correio, deve procurar serviço de atendimento do fornecedor, e consultar outra forma de quitar aquilo que está devendo”, ressaltou.
Caso o consumidor não receba a fatura por correspondência, não seja contatado pela empresa e se veja impossibilitado de efetuar o pagamento, não cabe, por parte do fornecedor, a cobrança de multa e juros devido ao atraso. “O consumidor pode procurar o Procon, e nós solicitaremos uma segunda via da fatura, sem a cobrança desses encargos”, orientou Cito.
O Procon Londrina fica à Rua Mato Grosso, 299, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Mais informações pelo número 151, ou pelo email: procon@londrina.pr.gov.br .
(Londrina, 22 de setembro de 2009)