Cidadão

Escolas municipais recebem concertos didáticos 

O projeto é realizado pela Orquestra de Câmara Solistas de Londrina; as apresentações ocorrerão de setembro a novembro

Começam nesta terça-feira(17), os espetáculos do projeto Concertos Didáticos em escolas municipais de Londrina. Será a primeira de uma série de 12 apresentações, que vão terminar em novembro. Às 8h30, o concerto ocorre na Escola Municipal Américo Sabino, localizada na Rua Zacarias de Góes, 98, Jardim Paulista. Às 11h, será a vez da Escola Municipal Arthur Thomas, que fica na Rua Goiás, 544, centro. E, às 14h, a apresentação será a Escola Municipal Melvin Jones, localizada na Rua Afonso Pena, 91, Jardim Hedy.

Na quarta-feira(18), a partir das 8h20, será realizado mais um concerto, desta vez na Escola Municipal Senador Gaspar Veloso, na Rua Aliomar Baleeiro, 175, no Conjunto Habitacional Sebastiao de Melo César.

O projeto foi criado pela Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, e conta com patrocínio da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e apoio da Secretaria Municipal de Educação, Rádio UEL FM, Unimed Londrina e Folha de Londrina.

Os concertos didáticos são desenvolvidos há 20 anos, com apresentações em diferentes locais, porém é a segunda vez que ocorrem nas escolas. A primeira vez foi em 2010, quando ocorreram 10 concertos. Desta vez, o objetivo é conseguir além das apresentações, realizar uma pesquisa com todas as pessoas envolvidas no projeto, para saberem o que pode ser melhorado nos próximos projetos.

Além dos 12 concertos que ocorrerão nas escolas, no dia 16 de  outubro acontecerá um Concerto no Teatro Ouro Verde, destinado a professores, educadores e coordenadores de projetos educacionais. Os organizadores acreditam que com um evento diferente, estes profissionais vejam o trabalho de forma diferente, e entendam cada vez mais a importância da iniciativa.

O objetivo destas atividades é despertar e ampliar o gosto pela música, estimulando os jovens a apreciar e entender a arte musical, pois além dos concertos, os alunos com auxílio dos músicos, poderão entender mais sobre os instrumentos, e também como cada um funciona em uma orquestra.

Para a coordenadora do projeto, Irina Ratcheva, esta iniciativa nas escolas é uma das mais importantes. “É uma das ações mais importantes desenvolvidas, é essencial na educação e cultura, e por trabalhar com crianças, acreditamos conseguir levar outro tipo de música a este público”, ressaltou Irina.

Fundada por músicos profissionais, muitos deles vencedores de prêmios nacionais e internacionais, a Orquestra Solistas de Londrina tem realizado inúmeras apresentações com grande retorno do público londrinense e vem conquistando um lugar privilegiado entre as orquestras brasileiras. Em sua trajetória, a orquestra tem trabalhado para realizar seus principais objetivos: executar música de qualidade, participar do movimento de descentralização do acesso à cultura e formar novos públicos.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora do projeto, Irina Ratcheva, telefone disponível no N.Com, pelo telefone 3372-4602/4188.

 Texto: N.Com com informações da assessoria do projeto

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos