Defesa Social divulga atendimentos realizados pela Guarda Municipal na última semana
Entre os dias 9 e 15 de setembro foram 129 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, entre os dias 9 e 15 de setembro. Ao todo foram 129 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Do total, apoio em próprios públicos, aos demais órgãos e aos cidadãos somaram 68 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em escolas municipais e creches foram 21 registros. Ocorrências de perturbação do sossego e ordem pública somaram 12 registros. Crimes ambientais foram 2 constatações.
Animais de grande porte na via tiveram 8 ocorrências. Ocorrências da Patrulha Maria da Penha, que atende e protege as vítimas de violência, somaram 9 atendimentos. Demais ocorrências e atendimentos somaram 9 registros. O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.
Ocorrências de maior vulto – A fim de garantir mais segurança para os servidores e usuários dos serviços, a instituição intensificou o patrulhamento em todas as unidades de saúde do município. Ao todo, foram 143 registros de patrulhamento e pontos base (PB’s) em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal.
Na noite de terça-feira (10) a central de emergência da Guarda Municipal recebeu uma denúncia de que um homem havia descumprido uma medida protetiva e estaria muito próximo da residência da vítima. A denúncia informou ainda que ele possivelmente estaria armado. Os agentes foram até o local e conseguiram abordar o suspeito. A arma não foi localizada, porém contra ele havia um mandado de prisão em aberto. Ele foi encaminhado à delegacia.
No mesmo dia, outro homem foi preso, na zona norte da cidade, por descumprir a medida protetiva. Quando as equipes chegaram ao local ele foi encontrado dentro da residência da vítima, sendo que de acordo com a ordem judicial ele deveria se manter afastado em mais de 200 metros do local. Diante do fato, foi feito encaminhamento à delegacia de plantão.
Um rapaz de 16 anos foi preso por tráfico de drogas nas proximidades da Escola Municipal Geni Ferreira, zona oeste, na tarde de quinta-feira (12). Ele foi abordado pela equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM) da GM, que patrulhava a região. Com ele foram encontradas 126 porções de substância entorpecente, sendo 91 de maconha e 35 de cocaína, além de R$20,50 em dinheiro trocado. Diante da situação ele foi encaminhado à delegacia do menor.
Na noite de sexta-feira (13), uma equipe do Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE), em patrulhamento pela zona sul da cidade, visualizou um homem em atitude suspeita em um ponto de ônibus. Feita abordagem, nada de ilícito foi encontrado. Porém após checagem dos documentos no sistema foi identificado que havia um mandado de prisão em aberto. Ele foi encaminhado à central de flagrantes.
Na madrugada de sexta-feira para sábado a central de monitoramento identificou, por câmeras, três indivíduos no interior da Escola Municipal Jovita Kaiser, zona norte. Imediatamente a equipe que patrulha a área foi acionada para verificação. No local foi feita abordagem e nada de ilício encontrado. A escola não possuía sinais de arrombamento. Os homens informaram que passariam a noite no local e todos foram orientados e deixar o local.
Durante a manhã de sábado a central da GM recebeu uma denúncia de uma vítima de violência doméstica que informou que o ex-companheiro estaria ameaçando de morte. No local a vítima falou sobre as ameaças verbais que sofreu na presença de seu filho. Com isso todos foram encaminhados à delegacia para que fossem tomadas as providências.
Uma equipe da Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC), em patrulhamento pelo Estádio do Café na noite de sábado (14), foi acionada para atender uma ocorrência de importunação sexual. A vítima, uma moça que estava em uma festa, relatou que um rapaz teria tentado forçá-la a beijá-lo por duas vezes. No local os guardas identificaram o suspeito e todos foram encaminhados à delegacia de plantão.
A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia, todos os dias, e atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil.
Atribuição legal –De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.
Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social