Cidadão

Vila Brasil oferece curso de “Bordado em Ponto Cruz”

Técnica de bordar, que é trabalhada desde 500 a.C., será ensinada aos participantes neste sábado, por meio da oficina da Vila Cultural; os interessados devem se inscrever pelo telefone 3324-8056 


A Vila Cultural Brasil está com as inscrições abertas para a oficina de corte e costura “Bordado em Ponto Cruz”, que será realizada neste sábado (dia 26), das 14h às 18h, na própria sede da Vila, que fica na rua Uruguai, n° 1656. Os interessados podem se matricular no curso até o momento em que começarem as atividades. A taxa de inscrição é de R$ 20, dá direito ao material que será utilizado para as produções: linha, tecido especial (étamine), linha e tesoura. 
De acordo com a bordadeira e coordenadora da oficina, Ivonete Cunha, a atividade é uma opção de entretenimento para a comunidade, bem como uma oportunidade para que os participantes desenvolvam a coordenação motora e a percepção. “Eu tenho uma amigo que é cirurgião médico e trabalha com o “Ponto Cruz” para melhorar sua precisão na hora das operações. Para as crianças é legal porque mexe bastante com o lado da criatividade. Além disso, é um trabalho que socializa as pessoas”, destacou.  
A coordenadora do curso, que trabalha com a arte há 15 anos, disse que com o aprendizado da técnica as pessoas ficam aptas a fazer barrados de toalhas de mesa, de banho, paninhos para bebê, viras de lençol, entre outros produtos. “A variedade é imensa. A partir do momento que se aprende a técnica, a pessoa já pode pegar o material e começar a desenvolver as tramas quadriculadas. Aí se torna um jogo de estratégias para montar o bordado. É uma idéia atrás da outra que surge”, contou.
Ivonete ainda explicou como vai funcionar a dinâmica da aula. “Logo no começo, vou abordar um pouco do contexto histórico do “Ponto Cruz”. Após isso, já vamos para a parte prática. Eu ensino a técnica, divido os alunos em grupos e deixo o tempo livre para eles criarem.”Segundo ela, depois de aprendida, a arte pode até se tornar uma fonte de renda. Depois dessa aula, os participantes podem praticar em casa e começar a criar produtos legais. Geralmente, as pessoas gostam muito e costumam a fazer encomenda”, finalizou.
Para participar do curso é preciso fazer a inscrição pelo telefone 3324-8056, da Vila Cultural Brasil, ou comparecer ao local e realizar o procedimento. A Vila Brasil faz parte do Projeto “Vilas Culturais” do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina.
Arte antiga
Segundo a bordadeira Ivonete Cunha, os registros do “Ponto Cruz” vêm desde que o homem morava na caverna. “A técnica servia para costurar as vestimentas, feitas de pele de animal. Eles usavam agulhas de osso e no lugar de linhas, tripa de animais ou fibras vegetais”, revelou.
Também conforme Ivonete, fragmentos de linho, datados de 5000 a.C., que foram retirados de túmulos egípcios em escavações arqueológicas, revelam que o ponto cruz era usado para cerzir peças de tecido.
(Londrina, 23 de setembro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos