Cidadão

Mutirão no jardim Franciscato atendeu 2 mil pessoas

Segundo mutirão “Viver em Londrina é bom demais”, foi realizado no último sábado;o  próximo será no dia 17 de outubro, no João Turquino, na região oeste


245e8d6bc2fd2ea5ab35237648449d81O segundo mutirão de serviços “Viver em Londrina é bom demais”, realizado no último sábado, no jardim Franciscato, na região sul, reuniu mais de duas mil pessoas em diversos serviços realizados pela Prefeitura de Londrina, em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), Associação Beneficente Galvão Bueno e outras entidades da sociedade.
Na área da saúde, 139 idosos cadastrados na unidade de saúde do bairro foram atendidos em seis especialidades diferentes pela equipe comandada pelo cardiologista Luiz Carlos Miguita. Os idosos foram atendidos nas seguintes especialidades: clínica médica, ginecologia, otorrinolaringologia, cardiologia, oftalmologia e exames de colesterol. Foram voluntários na ação os médicos Issamu Onishi, Nobuaki Gozi, Didoki Kitahara, Mauro Takeda, além das enfermeiras e técnicas de enfermagem da Santa Casa de Londrina – Mater-Dei Admirabilis. Os soldados do Tiro de Guerra ajudaram na triagem e atendimento aos idosos.
Ainda na saúde, 192 crianças foram vacinadas contra a poliomielite e 26 idosos receberam atendimento odontológico completo no Ônibus Odontológico da Associação Galvão Bueno com auxílio de dentistas da Secretaria de Saúde. A maioria do atendimento teve ênfase nas doenças bucais e na necessidade de prótese.
A Secretaria de Obras executou 80 metros quadrados de recuperação asfáltica nas seguintes vias: ruas Orlando Ferreira Neto; Tadao Ohira, Diórgenes Lima Bravo, João Rezende Filho, Sílvio Mariano da Silva, Sebastião P. Leite e Pedro Pereira. Também foram executados serviços de reposição de tampas, grelhas, guias de bocas de lobo, limpeza e desentupimento de bueiros.
A Secretaria Municipal do Idoso realizou uma média de 40 atendimentos a idosos e familiares que procuraram o serviço. A maior demanda foi nas orientações sobre os programas e serviços existentes no município destinado a este público. Foram realizados cadastros para inclusão nos projetos da secretaria.
A Fundação de Esportes de Londrina desenvolveu atividades como brincadeiras com cordas, atividades de palco (ginástica maluca, concurso de dança, desfile de moda), ginástica grega, artes marciais (karatê recreativo), mini-futebol adaptado com traves pequenas. No total, mais de 150 crianças, adolescentes e jovens participaram das atividades desenvolvidas.
A equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) esteve presente no evento com a Biblioteca Móvel Ambiental, com leituras e vídeos ambientais, atingindo um público de 500 crianças e adolescentes. A equipe do Viveiro da Sema distribuiu aos participantes 170 mudas de espécies para arborização urbana, além de ter plantado 31 mudas no Córrego Cristal para revitalização das nascentes.
Este trabalho iniciado no córrego terá continuidade em parceria com a Sanepar, Assistência Social, Vigilância Sanitária, e Cohab.  Está sendo elaborado um projeto para revitalização da micro-bacia do Córrego Cristal, com datas definidas das ações a serem executadas. A próxima ação será em outubro com data a definir e em novembro como atividade pelo Dia do Rio.  Também houve o plantio de sete mudas na Biblioteca Virtual, sendo três árvores da china no calçamento e quatro hibiscos na área interna. A equipe da poda/erradicação esteve anteriormente ao evento fazendo a poda de 18 árvores nas ruas onde foram realizadas as atividades.
A Secretaria de Cultura prestigiou o evento com o grupo Lata, que apresentou maracatu, movimento cultural que é Patrimônio Cultural impressionou crianças com o som das Alfaias.  A Big Band de Londrina com o maestro Victor interagiu com as crianças demonstrando os sons e manuseio de cada instrumento.
Foram realizados serviços de orientação de benefícios e programas sociais, bem como encaminhamentos para o Programa Paraná em Ação. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou capina e roçagem nos terrenos públicos, manutenção de pontos de ônibus, sinalização das vias e limpeza do bairro em conjunto com obras. A Secretaria de Educação fez a inscrição do Projovem Urbano.
245e8d6bc2fd2ea5ab35237648449d81O mutirão no jardim Franciscato foi o segundo organizado pela administração do prefeito Barbosa Neto  O primeiro foi no jardim União da Vitória, na região sul, no dia 1º de agosto. O objetivo dos mutirões é atender comunidades carentes da cidade.
(Londrina, 23 de setembro de 2009)
Fotos:Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos