Cidadão

Paulo Leminski motiva atividades no Festival Literário

Palestra, debate e recital em homenagem ao poeta estão na programação desta sexta-feira, no Londrix
Assessoria de Imprensa do Londrix
O escritor Toninho Vaz chega nesta sexta-feira (25) a Londrina para fazer uma das palestras mais esperadas do Londrix. Às 20 horas, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, ele aborda o tema “Introdução à Poética de Paulo Leminski”.
Autor da biografia “Paulo Leminski – O Bandido Que Sabia Latim”, Vaz tem dado uma palestra atrás da outra nas universidades, além de ser convidado pelas emissoras de TV para falar sobre a vida e a obra do poeta nos 20 anos de sua morte.
Vaz é escritor e jornalista. Nasceu em Curitiba em 1947 e mudou-se para o Rio em 1974. Trabalhou ou colaborou com grandes jornais e revistas do país. Escreveu as biografias de Paulo Leminski (Record), Torquato Neto (Casa Amarela) e Darcy Ribeiro (editora do Senado). É autor dos livros “90 Anos de Cinema” (Record); “Edwiges, a Santa Libertária” (Objetiva), e “O Rei do Cinema – a Extraordinária História de Luiz Severiano Ribeiro, o Homem que Multiplicava e Dividia” (Record). Atualmente trabalha na biografia do maestro Heitor Villa-Lobos.
Em Londrina, ele vai falar das influências literárias e sobre dados biográficos do “poeta maldito” com o tempero peculiar de suas abordagens sobre Leminski, com quem conviveu nos anos 70 e 80. Além de biógrafo, Vaz foi amigo do poeta e testemunha das inquietações e criatividade que inseriram seu nome no panorama da literatura brasileira de vanguarda.
A partir disto, o que o público pode esperar, esta noite, é um relato de quem não só conhece profundamente a obra de Leminski, como consegue traçar um cenário vivo das suas motivações existenciais e literárias. 
Nas pegadas do homem e do escritor, Vaz oferece em seu livro uma escrita que pulsa e surpreende o leitor a cada página, através dos depoimentos de várias pessoas que conviveram com Leminski. Ao todo, foram mais de 40 entrevistas para compor a biografia.  A palestra conta ainda com uma projeção em DVD, de 20 minutos, com performances raras de Leminski no Jornal de Vanguarda, TV Bandeirantes, em 1988.
Esta dinâmica de fatos, episódios e influências que envolveram o poeta deverá estar presente no Londrix num dia em que Leminski é o grande homenageado do festival. Não só através da palestra, mas também no debate “O Universo Leminskiano”- programado para às 21h30 e que tem como convidados os escritores Marco Vasques, Rodrigo Garcia Lopes e Maurício Arruda Mendonça – e no “Tributo a Paulo Leminski”, que acontece às 22h30, com leitura de poemas realizada por artistas e autores de Londrina.
Serviço:
Palestra: “Introdução à poética de Paulo Leminski”, com Toninho Vaz
Data: 25 de setembro
Horário: 20 horas
Local: Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Rua João Pessoa, 103)
Festival Literário de Londrina – Londrix 2009
De 22 a 27 de setembro
As atividades são gratuitas, exceto os shows.
Ingressos para os shows: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada) – podem ser adquiridos na Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Rua João Pessoa, 103), antes das apresentações.
Inscrições para as oficinas: no mesmo local, pelo telefone (43) 3344-5998, ou pelo e-mail festivalliterariodelondrina@bol.com.br
 
Patrocínio: Prefeitura de Londrina por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), Governo do Estado do Paraná e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seti)
Realização: AARPA, Ong Mundoquelê e Kinoarte
(Londrina, 24 de setembro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos