Conferência elege novos integrantes para o Conselho Municipal de Educação
No encontro, também foi discutido o Plano Municipal de Educação (PME), instituído em 2015 com a meta de ser reavaliado a cada quatriênio

A 7ª Conferência Municipal de Educação de Londrina, que acorreu de 19 a 21 de setembro, elegeu os novos membros do Conselho Municipal de Educação (CMEL), para a gestão 2020 a 2023. No total, foram selecionados 12 titulares e 13 suplentes, dos segmentos de usuários, trabalhadores, prestadores de serviço e administração pública municipal.
Além da eleição, durante a conferência também foi discutido o Plano Municipal de Educação (PME), instituído em 2015 com a meta de ser reavaliado a cada quatriênio. “Esta foi a primeira avaliação do Plano, que já está em vigor há quatro anos. Na conferência, abordamos o que está sendo cumprido, os desafios e o que precisa melhorar. Agora, vamos compilar os dados e sugerir adequações à Lei Municipal nº 12.291/2015, que trata do Plano Municipal Decenal de Educação de Londrina, e enviá-las posteriormente ao Legislativo”, disse a diretora executiva do Conselho Municipal de Educação (CMEL), Fernanda Tedeschi.
Segundo Fernanda, na conferência foram discutidas 21 metas em nove temas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio e Educação Profissional, Educação Especial, Ensino Superior, Formação e Valorização dos Profissionais da Educação, Gestão Democrática e Avaliação, e Financiamento da Educação.
O PME é um planejamento para um período de 10 anos (2015 a 2025) elaborado em consonância com os Planos Nacional e Estadual. O objetivo é garantir que, em todo o país, a qualidade da educação atenda estados e municípios. O Plano tem como prioridade direcionar as políticas públicas de educação do município, que inclusive se relacionam com as leis orçamentárias.
A 7ª Conferência Municipal de Educação de Londrina foi realizada pelo Conselho Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Educação e o Fórum Municipal de Educação (FMEL). Estiveram presentes cerca de 250 pessoas, durante os três dias de programação. A iniciativa contou a presença de diversas autoridades locais e com a palestra do professor e mestre em Educação, Geraldo Grossi Junior, que falou sobre o monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora executiva do Conselho Municipal de Educação (CMEL), Fernanda Tedeschi, no 3375-0082.