Campanha Setembro Amarelo oferece capacitação sobre prevenção ao suicídio
Atividade será na quarta-feira (25), na Unicesumar; inscrições podem ser feitas na Escola de Governo/PML ou pelo site http://bit.ly/SetembroAm

Finalizando a programação da campanha Setembro Amarelo, será realizada, nesta quarta-feira (25), a mesa de capacitação “Vamos falar sobre prevenção ao suicídio?”. O encontro irá ocorrer das 14h às 18h, no auditório da Unicesumar, e é aberto ao público em geral. O objetivo da atividade é incentivar o diálogo sobre o suicídio, apontando as formas de prevenção que podem ser desenvolvidas por diversas áreas. A Unicesumar está localizada na Avenida Santa Mônica, 450.
A capacitação está com inscrições abertas para servidores da Prefeitura de Londrina, por meio da Escola de Governo, e para a comunidade externa, no link http://bit.ly/SetembroAm . A atividade é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o gabinete do vereador Amauri Cardoso e o Centro de Valorização da Vida (CVV).
Vários temas serão abordados durante o encontro desta quarta-feira (25). Dentre eles, dados e estatísticas do suicídio, formas de abordagem e intervenção, o comportamento suicida, e como se dá o trabalho do CVV. Também serão repassadas orientações sobre acolhida, escuta ativa, empatia e olhar, e cuidados da psicologia ao paciente.
Os palestrantes serão a diretora de Serviços Complementares em Saúde, Claudia Denise Garcia; da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, a psicóloga Tatiana Akemi Murate Ducci e a psiquiatra Gisele de Souza Teixeira Bellinello; e o porta-voz do Centro de Valorização da Vida em Londrina, Aparecido Carlos Beltrame.
A coordenadora do CAPS III, Juliana Perez Moreira Baratto, lembrou que a campanha mundial do Setembro Amarelo abrangeu diversas atividades, durante todo o mês, envolvendo principalmente as secretarias municipais de Saúde, Educação e do Idoso. “Tivemos palestras e conversas no CAPS, nas escolas e em vários outros locais da cidade. E esse evento será o fechamento dessa programação da campanha”, citou.
Segundo Juliana, todos os profissionais que atuam nas políticas e serviços que acolhem e atendem usuários que podem apresentar comportamento suicida são convidados a comparecer. “É muito importante falar de algo que a sociedade vivencia. Há índices que mostram o crescimento das tentativas de suicídio, então essa capacitação vem para que a pessoa que está em sofrimento e tem dificuldade em falar se sinta acolhida, e que ela tenha a oportunidade de colocar para fora seu sofrimento e seus sentimentos, para que seja oferecida uma conduta, contribuindo para que tenhamos índices ligados ao suicídio cada vez menores”, ressaltou.
Os servidores da Prefeitura que desejarem a certificação, devem utilizar, após login na Escola de Governo/PML, a chave SA-2019. O atalho para a inscrição é SAÚDE > Saúde Mental > Cursos-2019 > Setembro Amarelo.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora do CAPS III, Juliana Perez Moreira Baratto, no 3347-8758.