Alunos da EJA assistiram a apresentação de ópera no Teatro Ouro Verde
O evento ocorreu nesta segunda-feira (23), às 20h, com a apresentação da peça “João e Maria”, realizada pelo grupo Ópera Para Todos

Aproximadamente, 250 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) , de 15 escolas municipais de Londrina, assistiram um espetáculo com o grupo Ópera Para Todos. A apresentação foi no Cine Teatro Ouro Verde, na última segunda-feira (23), às 20h. Também compareceram professores, coordenadores pedagógicos, diretores, além de coordenação e assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME).
O evento teve como objetivo, além de acrescentar saberes importantes na formação dos alunos, ampliar o material pedagógico curricular da modalidade com conhecimentos acerca da diversidade de manifestações culturais e análises críticas. A apresentação durou cerca de uma hora e encantou os estudantes presentes. “Eles amaram. Pareciam crianças. Houve momentos de participação deles, inclusive. Gostaram muito”, frisou a coordenadora da EJA, Dilceia Cardoso de Lima.
Mais de 30 profissionais, entre atores, cantores, bailarinos, músicos e equipes de cenografia, iluminação e som, participaram da construção do espetáculo. A peça apresentada foi a história “João e Maria”, dos irmãos Grimm.
De acordo com Dilceia, atividades como esta são importantes para disseminar cultura entre os alunos. “O objetivo é oferecer outras experiências aos nossos educandos. A maioria deles são idosos de baixa renda e, portanto, não possuem acesso a essa cultura diferenciada. No nosso currículo buscamos proporcionar outras experiências além da sala de aula. Isso agrega muito”, disse.
EJA – A Educação de Jovens e Adultos tem o intuito de oferecer estudo para pessoas que não concluíram do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Em Londrina são 43 escolas municipais com este serviço e 678 alunos cadastrados. Qualquer indivíduo, acima de 15 anos, pode se matricular. Atualmente, o educando com idade mais avançada na cidade possui 86 anos.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora da EJA de Londrina, Dilceia Cardoso de Lima, através do número (43) 3375-0215 ou (43) 3375-0216.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com