Cidade

Escolas da rede municipal visitam Embrapa amanhã

O programa tem o intuito de aproximar as crianças das atividades científicas e tecnológicas; trabalho prossegue até o fim do ano


Amanhã, dia 1º, as escolas muncipais Nair Auzi Cordeiro, do conjunto Milton Gaveti, e a América Sabino Coimbra, do Jardim Paulista,  vão participar do programa Embrapa e Escola, que deve ocorrer no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O programa terá início amanhã, e deve levar, até o final do ano, 720 alunos de quarta série da rede municipal de ensino para conhecer as instalações da empresa. As visitas vão ocorrer sempre às quintas-feiras com dois grupos de 40 estudantes no período da tarde e da manhã.
Durante a visita, as crianças vão conhecer as instações da Embrapa, além de assistir ao vídeo “Em Busca das Sementes Roubadas”, participar de uma palestra na qual serão discutidos os elementos que compõem o meio-ambiente e, durante o intervalo, terão a oportunidade de degustar alguns produtos à base de soja.
Será distribuída aos alunos, a cartilha educativa Brinque com Ciência produzida pela Embrapa. Nela as crianças vão encontrar textos informativos e alguns jogos. Além disso, as bibliotecas de cada escola irão receber uma coleção de sete livros com temas ligados à educação ambiental.
Após a visita, os estudantes vão produzir desenhos sobre o que perceberam e gostaram no programa. Estes desenhos serão selecionados e irão compor o calendário de 2010 da Embrapa.
O objetivo do programa Embrapa e Escola é promover o conhecimento dos resultados de trabalho de pesquisa da Embrapa junto aos estudantes do município. O programa pretende ainda despertar nas crianças o valor da atividade científica e divulgar a contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento nacional.
De acordo com o coordenador do programa Embrapa e Escola, Fábio Rogério Ortis, o trabalho serve como ferramenta para a educação ambiental, além de promover a interação da sociedade londrinense com a empresa. “Buscamos despertar a sensibilidade e a importância da ciência e da tecnologia no cotidiano das crianças”, declarou.
As escolas da rede municipal: Edmundo Odebrecht, Padre Anchieta, Francisco Pereira de Almeida Junior e José Gasparini estão agendadas para visitar a empresa neste mês de outubro. O transporte dos estudantes está sendo oferecido pela Embrapa Soja.
O programa é uma pareceria da Secretaria Municipal de Educação de Londrina e a Embrapa Soja. O início das atividades estavam previstas para o mês de agosto, mas foram adiadas devido à epidemia de gripe A.
(Londrina, 30 de setembro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos