Cidade
“Cidade Limpa” noturna já recolheu 2 mil toneladas de lixo
Funcionando há apenas uma semana, o programa atuou em partes das regiões oeste, sul e leste; além de limpar a cidade, a iniciativa tem como objetivo melhorar a sinalização, segurança e saúde dos londrinenses
A operação “Cidade Limpa” noturna já recolheu cerca de 2 mil toneladas de entulhos em apenas uma semana de funcionamento. O trabalho foi feito em parte das regiões oeste, sul e leste, por 12 caminhões e duas pás-carregadeiras, durante o horário das 19h às 24h. A iniciativa tem por objetivo a limpeza completa na cidade, bem como melhorar a sinalização, segurança, saúde e auto-estima dos londrinenses.
De acordo com o diretor de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Agnaldo José da Rosa, nesta semana, os serviços serão prestados na região norte da cidade e em outra parte da região sul. Ele contou que o programa, que anteriormente era realizado somente no período matutino e vespertino, passou a operar à noite para potencializar a limpeza de locais públicos do município.
“Muitos lugares não estavam sendo atendidos pela falta de disponibilidade de maquinário e mão-de-obra. Agora, com essa determinação do prefeito, nós conseguimos antecipar alguns trabalhos com as pás-carregadeiras e, pela noite, atender ao resto da demanda existente. Então reforçamos a limpeza que é feita pelo dia, trabalhando de forma articulada”, explicou Rosa.
Na avaliação do diretor de Operações, os trabalhos realizados pela CMTU, em parceria com as Secretarias Municipais do Ambiente e de Obras, não serve apenas para limpar e revitalizar vários pontos degradados da cidade. “É algo que aumenta a auto-estima dos londrinenses. Mas é importante ressaltar que para chegarmos a um resultado satisfatório, precisamos que toda a comunidade contribua, não jogando lixo na rua.
Ela precisa desenvolver essa consciência ambiental, pois assim Londrina vai ficar boa de se viver”, finalizou.
A operação “Cidade Limpa” noturna é uma determinação do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, lançada no dia 24 de setembro e entrou em vigor na última segunda-feira (dia 28).
(Londrina, 6 de outubro de 2009)