Cidadão

Secretaria do Idoso lança programa “Voz Ativa”

Serão desenvolvidas atividades que estimulam a expressão, por meio da fala, escrita, imagem e de gestos; além dos grupos atendidos pela pasta, os demais idosos do município também estão convidados a participar


A Secretaria Municipal do Idoso lança amanhã (dia 7), às 10h, o primeiro programa idealizado pela pasta na gestão Barbosa Neto. Trata-se do “Voz Ativa”, que tem como objetivo lutar pelos direitos de cidadania do idoso, desenvolvendo com eles ações que estimulem a expressão, por meio da fala, escrita, imagem e do gesto. O trabalho prevê realizações nas áreas da educação, esporte, cultura, entre outras, com os grupos de idosos atendidos pela Secretaria e demais pessoas acima de 60 anos de todo a cidade.
“É uma maneira de possibilitar ao idoso ter uma visão diferente sobre si mesmo e sobre o mundo que o cerca. São trabalhos que aumentam a percepção, memórias e conhecimentos deste público”, completou a secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos. Ela explicou que as ações do programa serão distribuídas em outros três projetos: “Tempo Presente”, “Roda de Leitura” e “Tempo de Lembrar, Tempo de Aprender: memórias da cidade”.
O primeiro tem como meta propiciar aos idosos um espaço para que eles aprendam a linguagem de textos jornalísticos e elementos da fotografia. Primeiramente, a ação será desenvolvida com profissionais do Foto Clube de Londrina, que vão trabalhar conteúdos teóricos e práticos sobre imagem. No segundo momento, a atividade consistirá na exploração de técnicas de produção de texto e de fotojornalismo. O trabalho será coordenado pelos jornalistas Luiz Jacobs e Sônia Lenira, do Núcleo de Comunicação da Prefeitura. Ao final, está previsto o lançamento de um jornal mural, para comunicação dos idosos.
Já o projeto “Roda de Leitura” consiste na formação de grupos de leitura, que trabalharão com textos, poesias e crônicas do acervo da Biblioteca Pública de Londrina. Autores londrinenses também participarão das ações, com o intuito de qualificar as discussões e possibilitar uma reflexão mais aprofundada sobre os temas. “Queremos que eles encontrem o gosto pela leitura e se tornem auto-suficientes”, disse a secretária do Idoso. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura.
Por fim, o terceiro projeto do programa “Voz Ativa” pretende realizar o resgate histórico-cultural do município de Londrina por meio de depoimentos dos idosos que vivenciaram este processo. Haverá encontros entre os participantes e alunos da 3ª série do ensino fundamental da rede municipal de ensino. “Serão momentos em que os idosos vão passar um pouco da história daqui, do jeito deles. É legal porque eles também vão contar alguns causos particulares. Uma mistura gostosa de realidade e lenda”, opinou Liz Clara. A atividade conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação.
Na avaliação da secretária, a realização de todos os projetos é fundamental para que o idoso tenha maiores condições para brigar pelos seus direitos, para fazer cumprir a lei. “É algo que traz o idoso a outro patamar, que dá a ele uma voz ativa no processo de construção de políticas públicas. Para todos que lutam por estes ideais, é a realização de um sonho”, declarou.
(Londrina, 6 de outubro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos