Defesa Social divulga atendimentos realizados pela Guarda Municipal na última semana
Entre os dias 23 e 29 de setembro foram 166 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, entre os dias 23 e 29 de setembro. Ao todo foram 166 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Do total, apoio em próprios públicos, aos demais órgãos e aos cidadãos somaram 62 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em escolas municipais e creches foram 14 registros. Ocorrências de perturbação do sossego e ordem pública somaram 24 registros, dos quais 17 foram autuações da lei seca municipal 12.744/2018. Crimes ambientais foram 6 constatações.
Ocorrências de violência doméstica e da Patrulha Maria da Penha, que atende e protege as vítimas de violência, somaram 11 atendimentos. Animais de grande porte na via tiveram 13 ocorrências. Demais ocorrências e atendimentos somaram 36 registros. O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.
Ocorrências de maior vulto – A fim de garantir mais segurança para os servidores e usuários dos serviços, a instituição intensificou o patrulhamento em todas as unidades de saúde do Município. Ao todo foram 299 registros de patrulhamento e pontos base (PB’s) em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal.
No final da manhã de quinta-feira (26), agentes da Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM) cumpriram um mandado de prisão contra um rapaz na região central, nas proximidades do Conselho Tutelar. Ele foi encaminhado à delegacia por constar pendências com a justiça.
No início da noite do dia 26, após checagem, a Guarda Municipal recuperou duas motos que constavam com indicativo de furto/roubo no sistema. Após apoio do guincho da Polícia Militar, os veículos foram encaminhados para delegacia de plantão para posteriormente serem entregues aos proprietários.
Na final da tarde de quinta-feira (26), no distrito de Guaravera, zona sul, um homem em surto psicótico tentou agredir a ex-companheira. Ela ligou na central de emergência e pediu apoio da Guarda Municipal. A mulher possui medida protetiva da Vara Maria da Penha e inclusive já havia registrado 7 boletins contra o agressor. No local a equipe da Guarda Rural se deparou com o homem que estava com uma faca em mãos. Após um longo diálogo a equipe conseguiu prender o homem pelo descumprimento da medida judicial, ameaça, rompimento de tornozeleira eletrônica e posse de arma branca.
No último sábado (28) pela manhã, os guardas municipais abordaram um veículo em atitude suspeita. Durante o procedimento foi constatado que a placa era fria, e constava informações diferente do veículo abordado. Dentro do carro estava um casal. O homem não soube explicar a procedência do veículo e foi encaminhado à delegacia por receptação. A mulher tinha um mandado de prisão em aberto e também foi encaminhada.
Durante à noite de domingo (29), uma equipe da Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC), em patrulhamento pela UBS do Conjunto Mister Thomas, visualizou um rapaz repassando um objeto suspeito para dentro de um veículo. Ao ver a equipe ele jogou outro objeto no chão: dois pinos de cocaína. Durante a abordagem foi encontrado R$120,00 em dinheiro trocado. Ele foi encaminhado à delegacia.
A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia. Todos os dias. E atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil.
Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social