Cidadão
Prefeito Barbosa Neto lança programa “Voz Ativa”
Programa lançado hoje (dia 7), vai atender idosos em três projetos: “Tempo Presente”, “Roda de Leitura” e “Tempo de Lembrar, Tempo de Aprender: memórias da cidade”
Foi lançado hoje, pela manhã, no gabinete do prefeito Barbosa Neto, o programa “Voz Ativa”, destinado aos idosos. Trata-se do primeiro programa idealizado, na atual gestão, pela Secretaria Municipal do Idoso. O trabalho prevê realizações nas áreas da educação, esporte, cultura, entre outros, com os grupos de idosos atendidos pela Secretaria e demais pessoas acima de 60 anos de todo a cidade.Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito Barbosa Neto, em seu discurso, destacou que as crianças e idosos precisam de mais cuidado. “Esta é uma diretriz da nossa administração. A vida é um presente, uma dádiva de Deus. Queremos que as pessoas se motivem a viver a vida no seu esplendor”, destacou.
Ele salientou ainda que é necessário trabalhar em benefício da pessoa humana. “A gente gosta de pessoas que gostam de outras pessoas”, comentou ao falar dos idosos envolvidos no programa “Voz Ativa” .
Ele ainda destacou o livro Vida e Versos, lançado este ano pela Secretaria Municipal do Idoso, com poesias produzidas por idosos, das academias para idosos que serão instaladas ao ar livre, as melhorias no ginásio de esportes Moringão e nas calçadas para benefício da mobilidade dos cidadãos e a construção de casas do projeto”Minha Casa Minha Vida” destinada a idosos.
Na solenidade, a secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, destacou que o programa só foi possível pelo apoio do prefeito , assim como pelos parceiros do projeto. “É importante percebermos a responsabilidade que cada um demonstrou com o município para criação do programa. Todos preocupados em pensar e reformular a política municipal para o idoso.”
Para o presidente do Fotoclube de Londrina, Mário Jorge de Oliveira Tavares, parceiro no programa, foi uma surpresa e uma honra quando foi procurado para colaborar com o programa. Ele destacou que a fotografia é um marco na história do homem e que é muito interessante ver que, a partir de agora, serão os avôs que vão aprender a fotografar .
Representando os idosos, Fukiko Okano, elogiou a política voltada ao idoso presente em Londrina. Ela lembrou do livro lançado neste ano que só foi possível pelo apoio do prefeito Barbosa Neto. “Na campanha nós falamos com o prefeito sobre os projetos, ele entrou e nós conseguimos lançar o livro. Tudo isso não seria possível, se não tivéssemos este apoio.”
O programa “Voz Ativa” é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Idoso com a parceria das Secretarias Municipais de Cultura e Educação, Núcleo de Comunicação da Prefeitura, Foto Clube de Londrina e SH Marabá. O apoio é do Depósito Alvorada, Batatas Paille e Chácara Águas do Céu.
Entre os presentes na cerimônia, além do prefeito Barbosa Neto, estavam a secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos; o presidente do Fotoclube de Londrina, Mário Jorge de Oliveira Tavares; o vereador Joel Garcia, representando a Inesul, Raquel Gomes Fernandes e Daiane Cirilo de Souza, além de idosos de diversos grupos da cidade.
Projetos
O programa “Voz Ativa” está dividido em três projetos: “Tempo Presente”, “Roda de Leitura” e “Tempo de Lembrar, Tempo de Aprender: memórias da cidade”.
O primeiro tem como meta propiciar aos idosos um espaço para que eles aprendam a linguagem de textos jornalísticos e elementos da fotografia. Primeiramente, a ação será desenvolvida com profissionais do Foto Clube de Londrina, que vão trabalhar conteúdos teóricos e práticos sobre imagem. No segundo momento, a atividade consistirá na exploração de técnicas de produção de texto e de fotojornalismo. O trabalho será coordenado pelos jornalistas Luiz Jacobs e Sônia Lenira, do Núcleo de Comunicação da Prefeitura. Ao final, está previsto o lançamento de um jornal mural, para comunicação dos idosos.Já o projeto “Roda de Leitura” consiste na formação de grupos de leitura, que trabalharão com textos, poesias e crônicas do acervo da Biblioteca Pública de Londrina. Autores londrinenses também participarão das ações, com o intuito de qualificar as discussões e possibilitar uma reflexão mais aprofundada sobre os temas. “Queremos que eles encontrem o gosto pela leitura e se tornem auto-suficientes”, disse a secretária do Idoso. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura.
Por fim, o terceiro projeto do programa “Voz Ativa” pretende realizar o resgate histórico-cultural do município de Londrina por meio de depoimentos dos idosos que vivenciaram este processo. Haverá encontros entre os participantes e alunos da 3ª série do ensino fundamental da rede municipal de ensino. “Serão momentos em que os idosos vão passar um pouco da história daqui, do jeito deles. É legal porque eles também vão contar alguns causos particulares. Uma mistura gostosa de realidade e lenda”, opinou Liz Clara. A atividade conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação.
(Londrina, 7 de outubro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs




